Tempestade em Belo Horizonte tem chuva de granizo, deslizamentos e enchentes
Mais de 150 ocorrências foram registradas pela prefeitura; moradores compartilham estragos pelas redes sociais
Belo Horizonte vem enfrentando um intenso período chuvoso. Nesta quarta-feira, 16, uma tempestade assolou a capital de Minas Gerais, com direito a queda de granizo. Aterrorizados com as chuvas, moradores da região compartilharam registros do dia em suas redes sociais.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o Centro Integrado de Operações (COP) registrou 157 quedas de árvores e galhos que causaram obstrução de vias ou impactaram a rede elétrica.
Do início de outubro até esta quinta-feira, 17, foram 303 registros. Ou seja, mais da metade das ocorrências desse período aconteceram nas últimas 24 horas. Ainda assim, a prefeitura ressalta que estes são casos críticos, que não refletem o quantitativo absoluto de árvores caídas na região.
Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, até 10h de quinta-feira, foram recebidas 74 solicitações de auxílio. As demandas mais frequentes foram de trincas, deslizamentos e destelhamentos, mas também houve indicações de abatimento de piso, alagamento, desabamento de muro, enchentes, infiltrações, risco de desabamento de moradias, entre outras.
Confira registros de moradores:
o ceu de BH pré tempestade pic.twitter.com/j7HbLb0JCW
— rafa (@urbvnin) November 16, 2022
Chuva totalmente fora do comum para BH!
Acho que vi uma dessas assim poucas vezes, se é que já vi uma igual essa!#chuva #chuvaembh pic.twitter.com/qMTPqAvkWQ
— Lincoln (@LincolnBH9) November 16, 2022
Chuva forte aqui em BH. No momento em que fazia o vídeo ouvi alguém gritando socorro. Desci até a portaria, uma mulher e um menino quase sendo levados pelo vento. 😰 pic.twitter.com/R5dmM9BSRR
— Patricia Carvalho (@patricia_caes) November 16, 2022
Após várias chuvas de granizo BH inova e lança chuva de granito.
Venha conferir e amassar seu carro . pic.twitter.com/c8Qy6eIz6X
— Warleyson Santiago (@wavabh89) November 16, 2022
Que chuva foi essa! BH não estava preparada para esse evento da natureza… pic.twitter.com/LmuN6XA4Ew
— Renata Cotta (@renatacottam) November 16, 2022
Árvores caíram no caminho que eu faço pra voltar pra casa. Ainda bem que coloquei o carro numa rua alta hoje... Só tinha uns galhos presos embaixo, que a enxurrada trouxe, mas sem nenhum problema. #chuva #bh pic.twitter.com/CifZ12FwW2
— Rafaela (@rafitachan) November 16, 2022
Serviço
De acordo com a prefeitura, a subsecretaria de Zeladoria Urbana (SUZURB) monitora as árvores da capital e realiza serviços de podas e supressões durante todo o ano, de forma contínua e preventiva, para evitar danos e desastres no período chuvoso.
Se você precisa acionar um serviço de de manutenção em árvores e praças, pode entrar em contato por meio dos canais oficiais de atendimento ao cidadão: o PBH APP ou o Portal de Serviços. Se for uma ocorrência com risco iminente, o indicado é que o Corpo de Bombeiros seja acionado.
A chuva hoje arrastou foi tudo no meu bairro! Os postes foram com Deus e a luz foi junto… #chuvabh #chuva pic.twitter.com/7b2ecswHQQ
— Francielli de Freitas (@Franfcampos) November 16, 2022
Hoje em Bh, caiu uma forte chuva em Bh. Muitas árvores caíram e muitos carros foram levados pela chuva. Espero que a #prefeiturabelohorizonte tome uma providência sobre isso o mais rápido possível, nos belo horizontino não aguentamos mais, toda chuva forte é a mesma coisa. pic.twitter.com/hoAZGKQQMi
— Cibele (@cibhb) November 16, 2022
BH virou uma zona de guerra depois da chuva. Caramba. pic.twitter.com/Dbi6hpGPYT
— Marcelo Sarsur (@msarsur) November 16, 2022