Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tarcísio, sobre tarifa de contingência da Sabesp: 'Nada está descartado'

Tarifa seria um acréscimo na cobrança para clientes que ultrapassarem a média de consumo do ano anterior

19 fev 2026 - 17h41
Compartilhar
Exibir comentários

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira, 19, que "nada está descartado" ao ser questionado sobre adotar uma tarifa de contingência para evitar colapso do sistema hídrico paulista ao longo do ano.

A Grande São Paulo está sofrendo com o baixo volume de chuvas, e a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) tem reduzido a pressão nos encanamentos durante dez horas, como forma de economizar água. Atualmente, o Cantareira está com 33,3% de seu volume útil.

"A gente adotou uma série de medidas técnicas: transposição de bacias, obras de interligação de reservatórios, gestão de demanda noturna", disse Tarcísio em coletiva de imprensa no município de Itapecerica da Serra (SP). "Nada está descartado. Vamos continuar estudando."

A tarifa de contingência é um acréscimo na cobrança para clientes que ultrapassarem a média de consumo do ano anterior.

Tarcísio afirmou que as medidas adotadas proporcionaram uma economia de quase 85 bilhões de litros de água, volume que, segundo ele, seria suficiente para abastecer uma cidade de 14 milhões de habitantes. Ele reconheceu que ações como essas geram transtornos, mas argumentou que foram fundamentais para evitar problemas mais graves, como rodízio, desabastecimento e racionamento. De acordo com o governador, as iniciativas permitiram ao Estado superar o período supercrítico e se afastar do risco de repetir a crise hídrica de 2014.

"Quando houve a crise hídrica de 2014 e 2015, muitas medidas foram tomadas, e é difícil separar o efeito de cada uma", disse ao comentar a possibilidade da tarifa de contingência adotada na crise hídrica durante a gestão do então governador Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente da República. "Por um lado, estamos aumentando a capacidade de produção e de reserva. Vamos construir mais reservatórios este ano, entregar reservatórios individuais, caixas d'água."

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade