Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sul tem sensação térmica de -21°C; frio também aumenta em SP

2 ago 2011 - 17h22
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

O vento provocado por um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai aumentou muito a sensação de frio no alto da serra de Santa Catarina na tarde desta terça-feira. Em Urubici, às 14h, a temperatura estava próxima de -1ºC, mas uma rajada de vento neste horário chegou aos 109 km/h, o que gerou a sensação térmica de -21ºC. As informações são da Climatempo.

2 de agosto - Família se diverte com neve em São Joaquim (SC), onde fenômeno foi registrado de forma "consistente" por volta das 10h
2 de agosto - Família se diverte com neve em São Joaquim (SC), onde fenômeno foi registrado de forma "consistente" por volta das 10h
Foto: São Joaquim Online / Divulgação

Saiba como se mede a sensação térmica

Uma forte queda da temperatura também ocorreu de segunda para esta terça-feira em todo o Estado de São Paulo. No norte, os termômetros baixaram 11ºC. Às 15 horas desta terça-feira, o aeroporto de Ribeirão Preto registrava 24ºC, sendo que ontem, a essa hora, o calor chegava aos 33ºC na região.

No oeste, região de Presidente Prudente, a temperatura começou a baixar na segunda, quando a máxima já não havia passado dos 24ºC. Hoje, de acordo com medição do aeroporto local, a temperatura entre as 8h e as 9h era de apenas 10ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, às 14h, a temperatura chegou aos 13,8ºC, a menor temperatura máxima registrada nesta terça em São Paulo. Em Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, ícone do frio paulista, os termômetros alcançaram 16ºC.

A brusca queda da temperatura se deve ao grande aumento da nebulosidade e do ar frio polar que avança sobre o Estado e, na quarta-feira sobre Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O sol reaparece forte em São Paulo a partir da quinta-feira, mas a população deve se preparar para o frio intenso. A nova massa de ar polar que está chegando vai atuar com força na quinta e na sexta-feira. Há risco de geada no centro-oeste e sul do Estado. O frio desses próximos dias será comparável ao que ocorreu no dia 28 de julho, quando uma onda de frio provocou as mais baixas temperaturas deste ano no Estado.

No centro-oeste, sul e leste de São Paulo, as menores temperaturas estimadas para as madrugadas de quinta e sexta-feira, 4 e 5 de agosto, devem variar de 0ºC a 5ºC. Há chance de geada em cidades como Sorocaba, Itapeva, Avaré, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente. Na serra da Mantiqueira também deve gear nesses dias, com temperatura um pouco abaixo de zero grau em Campos do Jordão. No norte do Estado e no litoral, as temperaturas mínimas devem variar de 5ºC a 10ºC.

Na capital paulista, a temperatura na madrugada e amanhecer de 4 e 5 de agosto deve ficar entre 4ºC e 7ºC. Há chance de novo recorde de frio. Até agora, as menores temperaturas registradas em São Paulo foram de 2,4ºC na zona sul, no dia 28 de junho, segundo a medição da USP. Na zona norte, a menor temperatura registrada até agora pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 6,1ºC, também em 28 de junho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra