SP: recuperação de cidade atingida por tornado levará anos, diz prefeito
O município de Taquarituba (SP), a 330 quilômetros da capital paulista, deve demorar anos para se recuperar dos estragos provocados por um tornado que atingiu a região na tarde de domingo. Segundo o prefeito da cidade, Miderson Milleo, todo o parque industrial foi destruído. "Eu acredito que isso não é coisa de semana nem meses, é anos", disse ele.
O prefeito avaliou que a economia de Taquarituba será fortemente atingida. A cidade, que tem 24 mil habitantes, é altamente dependente da agricultura e da atividade industrial que era realizada no parque destruído pelo tornado. A rodoviária do município também foi destruída.
"Foi uma catástrofe", disse Miderson. "Foi a primeira vez que aconteceu (um tornado) no nosso município de Taquarituba, e espero que seja a última também, porque é muito devastador", afirmou.
Pelo menos duas pessoas morreram e 64 ficaram feridas. A prefeitura ainda faz o levantamento dos estragos, realizando primeiro o atendimento emergencial, disse o prefeito. Entre 100 e 150 residências foram danificadas ou destruídas pelo tornado. Dos moradores que precisaram sair de casa, muitos se abrigaram em residências de parentes ou amigos.