PUBLICIDADE

SP anuncia fechamento do hospital de campanha de Heliópolis

Atividades serão encerradas na próxima semana e pacientes serão gradualmente realocados para outras unidades

31 ago 2020 - 14h16
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira, 31, o encerramento das atividades do hospital de campanha de Heliópolis. Inaugurada em maio deste ano, a unidade será fechada na próxima semana. Os 13 pacientes internados na UTI e outros 15 na enfermaria receberão alta de forma gradual ou serão deslocados para outros serviços.

UTI de hospital de campanha
12/05/2020
REUTERS/Amanda Perobelli
UTI de hospital de campanha 12/05/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

Ao todo, foram atendidos 989 pacientes de 40 cidades no hospital de campanha de Heliópolis. De acordo com Doria, o encerramento agora é possível após a queda de 81% no número de internados na unidade e o objetivo é redirecionar os recursos para a retomada de cirurgias eletivas pelo sistema público de saúde.

Ainda de acordo com o governo do Estado, o fechamento permitirá a ampliação de cirurgias eletivas no ambulatório médico Barradas, onde vinha funcionando o hospital de campanha de Heliópolis. A perspectiva é de sejam feitos 1,2 mil procedimentos ao mês no local.

Segundo Doria, o hospital de campanha que funciona no Ibirapuera continuará funcionando normalmente pelo menos até o final de setembro.

No final de junho, a Prefeitura de São Paulo fechou o hospital de campanha do Pacaembu. E no começo de agosto parte do hospital de campanha que funciona no complexo do Anhembi, e que também é gerido pela Prefeitura, foi parcialmente desativado.

Números da covid-19 em São Paulo

No balanço divulgado nesta segunda-feira, 31, pela Secretaria Estadual da Saúde, São Paulo teve a terceira semana consecutiva de queda nos registros de pessoas infectadas, internadas e óbitos pela doença. Entre 22 e 29 de agosto, houve diminuição de 4% em ambas as taxas, quando comparadas ao mesmo período da semana anterior. Na capital, o índice de internações chegou a cair 4,4%.

Nesta segunda, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI no Estado está em 53,9%, a mais baixa desde o início da quarentena. Nas últimas 24 horas, foram registrados 36 óbitos e 938 casos do coronavírus. Às segunda-feiras, os números são mais baixos, por causa de atrasos nas notificações aos finais de semana. Ao todo, o Estado já teve 804.342 mil pessoas infectadas 30.014 mortes pela doença.

 
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade