PUBLICIDADE

Sindicato cancela protesto por medo de violência da PM em SP

Grupo pede a libertação de um funcionário da USP preso em Ato Contra a Copa

24 jun 2014 - 18h41
(atualizado às 18h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Durante ato na Assembleia Legislativa, sindicato já pedia libertação do funcionário da USP
Durante ato na Assembleia Legislativa, sindicato já pedia libertação do funcionário da USP
Foto: Lin Ko / Futura Press

O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) cancelou um protesto organizado para ocorrer em frente ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na capital paulista, por medo de que a manifestação fosse reprimida com violência pela Polícia Militar. O grupo pede a libertação de Fábio Hideki Harano, funcionário da USP preso na segunda-feira durante um Ato Contra a Copa suspeito de portar explosivos.

Segundo Magno de Carvalho, diretor do Sintusp, os manifestantes do sindicato saíram de outro protesto, na Assembleia Legislativa – que pedia mais verba para as universidades estaduais – e se dirigiram ao CDP em três ônibus. O grupo, afirma Carvalho, foi seguido por três viaturas da PM, e o advogado do sindicato ainda ligou para alertar que a Tropa de Choque se dirigia ao local.

O diretor do sindicato afirma que até mesmo os funcionários do CDP alertaram para a violência – inclusive contra Harano. “Disseram para os companheiros: ‘olha, vocês vão se dar mal com a Tropa de Choque, e o Fábio vai se ferrar aqui nesse CDP, porque esse aqui é um CDP do PCC (...) e o PCC não vai querer confusão aqui na porta’”, diz.

Carvalho diz que, diante das ameaças de violência e da grande presença da polícia, o grupo decidiu sair do local antes mesmo de começar a manifestação. O sindicato afirma que testemunhas e um vídeo indicam que Harano não portava nenhum explosivo. “A única coisa que foi encontrada foi um vidro de vinagre (...) não tinha nada.” 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade