Sem poder atender, hospital é fechado em Duque de Caxias
O Hospital Municipal Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, será fechado para reforma na próxima segunda-feira. A péssima condição da unidade foi identificada pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, em inspeção que aconteceu no dia 2 de setembro de 2008, classificando também a unidade como insatisfatória para o atendimento.De acordo com o laudo, o hospital não tem condições adequadas de higiene e de conservação, além de não ter equipamentos mínimos necessários para seu funcionamento. A falta de normas de segurança e recursos humanos foram outros itens apontados na conclusão do documento de inspeção.
Por dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde buscou resolver os problemas apontados pela Vigilância Sanitária do Rio, contudo o estado de abandono da unidade impôs uma intervenção maior. "Não podemos colocar a vida da população em risco, pois o laudo é conclusivo. A única solução para melhor o serviço é a obra", avaliou o secretário de Saúde, Danilo Gomes. O laudo ainda identificou problemas no centro obstétrico e alojamento conjunto, maternidade, central de esterilização, centro cirúrgico, enfermarias e infiltrações em vários pontos do hospital.
Após a conclusão da reforma geral, prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano, o hospital, que atende a 600 pessoas por dia, terá uma grande emergência. A novidade será a classificação de risco: casos simples, intermediários e de urgência e uma Unidade de Pacientes Graves (UPG), com respirador e monitor. O centro cirúrgico e demais dependências da unidade também serão reformados.
Enquanto durar a obra, os pacientes serão encaminhados ao Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo e para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Parque Lafaiete.