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São Paulo registra nos primeiros 11 meses de 2025 o maior número de mortes de pedestres desde 2015

Capital paulista teve 360 mortes de pedestres de janeiro a novembro deste ano; número só não é maior que o registrado no mesmo período do primeiro ano da série histórica

18 dez 2025 - 21h37
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O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano é o maior já registrado desde 2015, primeiro ano da série histórica do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). Nos primeiros 11 meses de 2025, 360 pedestres morreram na capital paulista. Em 2015, foram registrados 428 óbitos.

No comparativo deste ano com os dados de janeiro a novembro de 2024, que teve 348 mortes, a cidade registrou aumento de 3,4% no número de óbitos de pedestres. A quantidade de mortes de pedestres em 11 meses de 2025 na cidade é maior do que a registrada em sete dos dez anos inteiros da série histórica.

Em novembro, uma jovem de 24 anos morreu ao ser atropelada por motorista bêbada que fugiu, mas foi presa depois
Em novembro, uma jovem de 24 anos morreu ao ser atropelada por motorista bêbada que fugiu, mas foi presa depois
Foto: Reprodução/TV Globo / Estadão

Em 2025, a via urbana com o maior número de registros é a Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, que teve 15 mortes em 14 ocorrências de janeiro a novembro.

Segundo os dados do Infosiga, somente no mês de novembro foram 35 pedestres vítimas do trânsito de São Paulo. O número é o terceiro maior da série histórica, atrás do mesmo mês em 2023, com 42 mortes, e em 2015, com 37 óbitos.

A ferramenta contabilizou o total de 918 mortes no trânsito da capital paulista, considerando também os óbitos de 419 motociclistas, 78 ocupantes de automóveis e 33 ciclistas.

Procurada pelo Estadão, a Prefeitura de São Paulo afirmou que "a maioria absoluta dos sinistros de trânsito, principalmente os mais graves, é resultado do desrespeito à sinalização e às leis de trânsito".

"O município tem implementado uma série de medidas para evitar que ocorrências façam vítimas e causem mortes, tornando o fluxo de trânsito cada vez mais seguro", informou.

Entre as medidas que a administração municipal disse ter adotado para proteger os pedestres estão a criação das áreas calmas, com velocidade máxima permitida de 30 km/h; a redução do limite de velocidade de 50 km/h para 40 km/h em 24 vias; além do aumento do tempo de travessia em mais de mil semáforos.

Estadão
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