PUBLICIDADE

Rompimento de dique causa alagamento em Porto Alegre e deixa desabrigados

31 ago 2013 - 10h09
(atualizado às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O rompimento de cerca de seis metros no dique de contenção que represa as águas do rio Gravataí, em Porto Alegre, causou alagamentos no bairro de Sarandi, na madrugada deste sábado. De acordo com a prefeitura, equipes de reparo trabalham no local desde 1h de hoje, quando a enchente teve início. Moradores das vilas Asa Branca e Elizabeth foram removidos para locais seguros.

Em nota oficial, a prefeitura informou que investiga as causa do acidente. O trecho fissurado, segundo a nota, passa por uma reconstrução com areia e brita. Por causa do alagamento, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) chegou a interromper o fornecimento de energia elétrica na região durante a madrugada e o início da manhã, mas o fornecimento já foi normalizado.

A Defesa Civil ainda calcula o número de afetados pelo alagamento, mas informou que ninguém ficou ferido.

Segundo a prefeitura, mais de cem funcionários de diferentes órgãos da administração municipal estão no local para atender as famílias afetadas a solucionar o alagamento o mais rápido possível. Na manhã deste sábado, o prefeito José Fortunati (PDT) esteve no local para vistoriar o atendimento às famílias desabrigadas, que foram removidos à Escola Municipal Liberado Vieira da Cunha.

A prefeitura pede doações aos moradores afetados, que podem ser levadas na Escola Municipal Liberato Vieira da Cunha e nos postos do Mercado Público e da Fasc, na avenida Ipiranga, 310 . Voluntários da área da saúde podem se apresentar na própria escola, localizada na rua Xavier de Carvalho, nº 274, bairro Sarandi.

Por conta do acidente, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) alterou o destino das doações que serão arrecadadas na noite deste sábado, durante um evento do órgão na Igreja de Reconciliação. As roupas, cobertores e alimentos arrecadados a partir das 19h na 6ª edição do Festival de Coros, que seriam destinados a um lar de idosos na zona sul da cidade, serão encaminhados aos moradores do bairro Sarandi. As pessoas podem colaborar entregando suas doações no local.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade