Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RJ receberá R$ 35 mi para pagar aluguel social a desabrigados

14 jan 2011 - 17h42
(atualizado às 18h03)
Compartilhar

O Estado do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira que vai receber R$ 35 milhões do governo federal para o pagamento de aluguel social para 5 mil famílias de desabrigados dos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, atingidos pelas fortes chuvas que mataram pelo menos 539 pessoas. O anúncio da liberação dos recursos foi feito pelo secretário estadual Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, ao visitar áreas devastadas pelo temporal na região.

Segundo a secretaria, o aluguel social será pago aos desabrigados da região serrana por 12 meses, por meio de convênio entre União, Estado e municípios. As prefeituras devem iniciar, nos próximos dias, o cadastramento das famílias nos abrigos. O aluguel social será pago pela Caixa Econômica Federal, por meio do cartão do Bolsa Família ou ordem bancária, nas agências do banco nas localidades atingidas.

De acordo com a secretaria, as famílias que perderam todos os documentos na tragédia, receberão das prefeituras uma declaração especial para poder retirar o benefício em qualquer agência da Caixa. Para garantir o pagamento dos benefícios, a Caixa Federal informou que vai deslocar caminhões que funcionam como agências móveis para os locais afetados de forma mais grave nas três cidades.

Bolsa Família

O secretário também confirmou o pagamento antecipado, pelo governo federal, dos benefícios do Bolsa Família relativos aos meses de janeiro e fevereiro. A liberação dos recursos será feita a partir do dia 18 de janeiro. Os idosos e pessoas com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada nos três municípios, também serão atendidos com a antecipação dos valores.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra