RJ: governador diz que Estado dará estrutura para Petrópolis
Cidade da região serrana foi uma das mais atingidas com as fortes chuvas das últimas 24 horas
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entrou em contato nesta segunda-feira com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e colocou toda a estrutura do Estado à sua disposição. O município foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas que afetaram o Rio nas últimas 24 horas e já contabiliza vítimas fatais, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Defesa Civil.
"Estou em contato direto com o prefeito e o secretário Sérgio Simões já se encontra em Petrópolis. Reforçamos o número de bombeiros militares com a ida do Grupamento de Salvamento. Colocamos todo o maquinário do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que já se encontra em Petrópolis para as eventuais necessidades nas áreas atingidas. Todo o governo foi acionado", disse Cabral.
O governador recebeu nesta manhã o telefonema da presidente Dilma Rousseff, que está em Roma, e também da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), que ofereceu apoio a Petrópolis e demais áreas atingidas pelas chuvas. O governador expôs a situação e a Força Nacional de Defesa Civil já está em deslocamento para Petrópolis.
Conforme o órgão, as localidades mais afetadas foram Quitandinha (com acumulado de 390 milímetros de precipitação em 24 horas), Independência e Doutor Thouzet. Além de Petrópolis, as fortes chuvas atingiram também Angra dos Reis, Mangaratiba, Niterói e Teresópolis.
Em janeiro de 2011, Petrópolis, junto com Teresópolis e Nova Friburgo, foi cenário de uma das maiores tragédias naturais do Brasil. Naquele ano, a região afetada na cidade foi o Vale do Cuiabá, em Itaipava. Agora, praticamente não foi registrada chuva neste local.
Rodovias
A Rodovia Rio-Juiz de Fora estava parcialmente interditada em sete pontos, por conta de deslizamentos de terra. O trecho de subida da serra, na altura do quilômetro 75, chegou a ficar completamente fechado, mas foi liberado no fim da madrugada de hoje.
Os motoristas que circulam na manhã de hoje pela RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco) devem ter atenção redobrada no trecho entre os quilômetros 51 e 70, na Serra dos Três Picos, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. Nos quilômetros 51 e 69 havia queda de barreiras e, por isso, o tráfego estava em meia pista. Já no quilômetro 53, a queda de uma árvore suspendeu temporariamente o tráfego em ambos os sentidos da rodovia.
Aeroporto
O aeroporto Santos Dumont, na capital, também foi prejudicado pelas chuvas e ficou fechado para pousos por 15 minutos, das 7h05 às 7h20. Às 8h30, ele estava operando por instrumentos para pousos e decolagens. Dos 26 voos previstos, dois foram cancelados e um registrava atraso. Ontem, o mau tempo chegou a fechar o aeroporto por duas vezes para pousos e decolagens, das 18:06 às 18:33 e das 19:12 às 20h.