Rio: Engenho de Dentro receberá 1ª UPA da zona norte
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta sexta-feira que a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte da capital será construída no Engenho de Dentro. O anúncio foi feito no terceiro dia do projeto "Prefeitura Itinerante" na zona zorte do Rio de Janeiro. Com atendimento 24 horas, a unidade beneficiará cerca de 150 mil moradores da região.
Referência para urgência e emergência de crianças e adultos, a nova UPA terá 18 leitos. No local, estarão disponíveis os serviços de nebulização, sutura, curativo e exames de raios-x e eletrocardiograma. A unidade funcionará em parte do terreno do Instituto de Assistência à Saúde Nise da Silveira - na esquina das ruas Bernardo e Dr. Leal.
Ao todo, serão construídas 20 UPAs em toda a cidade até 2012, geridas por organizações sociais. A primeira delas já está funcionando na Vila Kennedy. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil trabalha na ampliação da atenção primária por meio do Programa Saúde Presente, que prevê cobertura integral de saúde à população das áreas beneficiadas com foco na prevenção e promoção da saúde.
O programa divide a cidade em territórios, construindo uma rede de serviços para a população com clínicas da família, policlínicas, hospitais de referência, centros de atenção psicossocial (Caps), UPAs, centros de especialidades odontológicas e farmácia presente.
As primeiras regiões beneficiadas com o programa serão a de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, seguida pela do Grande Méier, que já começa sua expansão com a construção da UPA. Até o fim da gestão, serão construídas 70 clínicas da família na cidade.