Ratinho Jr. não descarta decretar estado de calamidade pública no Paraná
Após a tempestade, autoridades fazem levantamento de danos e planejam ações de recuperação
Ratinho Junior avalia decretar estado de calamidade pública no Paraná após um tornado causado por ciclone extratropical deixar mais de 200 feridos e centenas de desabrigados; equipes seguem atuando na assistência e no levantamento de danos.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou que não descarta decretar estado de calamidade pública após as fortes chuvas e ventos que atingiram cidades do estado na noite de sexta-feira, 7, deixando mais de 200 pessoas feridas e centenas de desabrigadas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Isso nos ajuda a ter mais velocidade, inclusive na reconstrução das cidades”, declarou o governador na manhã deste sábado, 8, durante entrevista coletiva. Segundo ele, desde a noite anterior, a equipe estadual avalia estratégias para garantir moradia às famílias atingidas.
De acordo com Ratinho Junior, o Corpo de Bombeiros foi acionado no início da noite e equipes da Defesa Civil foram mobilizadas para prestar suporte às famílias afetadas. Os hospitais de Laranjeiras do Sul também reforçaram suas equipes para atender os feridos.
“Logo nas primeiras horas, o hospital já estava lotado devido ao número de vítimas. Mais de 200 pessoas foram atendidas com ferimentos”, afirmou.
Meteorologistas já alertavam, desde o início da semana, sobre a formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil, que avançou sobre o Paraná na noite de sexta-feira e deve seguir em direção a São Paulo e Mato Grosso do Sul ao longo do fim de semana.
Ratinho Junior destacou que a intensidade do fenômeno ainda está sendo analisada, mas adiantou que não há registros recente de tempestade semelhante no estado. “Estamos falando de um tornado de nível 3, com ventos que chegaram a mais de 250 km/h”, afirmou.
Ao longo do sábado, as equipes seguem no atendimento às vítimas e no levantamento dos danos materiais provocados pelo temporal.