PUBLICIDADE

Cidades

Queimadas no Brasil podem causar estrago recorde em 2010

24 ago 2010 - 14h47
(atualizado às 15h18)
Compartilhar

O estrago provocado pelas queimadas em 2010 pode ser maior do que em 2007, quando foi registrado o maior número de incêndios dos últimos cinco anos. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a situação mais crítica ocorre no Tocantins, onde as queimadas já destruíram 216 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia. O instituto também considera crítica a situação no sul do Pará e em Rondônia.

Pontos vermelhos mostram locais de incêndio no Pará. Imagem foi capturada na segunda-feira
Pontos vermelhos mostram locais de incêndio no Pará. Imagem foi capturada na segunda-feira
Foto: AFP

"Esse ano, as condições climáticas estão atípicas. Em 2007, pudemos ter tido mais focos de incêndio, mas em 2010 a destruição pode ser bem maior e relevante porque o fogo está se espalhando muito rápido", afirmou o coordenador das Unidades de Conservação Nacional do ICMBio, Paulo Carneiro.

As queimadas atingem, ainda no Tocantins, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Essa área, segundo o instituto, é a maior reserva de cerrado preservado no País. "Essa área tem atenção especial, temos equipes trabalhando para conter o fogo, que está aparecendo, mas alguns locais são de difícil acesso", afirmou o coordenador.

Segundo Paulo Carneiro, a maioria das queimadas são provocadas por ação criminosa do homem e estão sendo investigadas, para que os culpados sejam punidos. "Os incêndios são causados pela ação criminosa que coloca fogo para renovar a pastagem e fazer manejo de recurso natural. Estamos fiscalizando e fazendo perícia para que os causadores disso sejam responsabilizados", afirmou Carneiro.

De janeiro a agosto de 2007 foram registrados 59,9 mil focos de incêndio no Brasil. Em 2010, até aqui, foram contabilizados 37,7 mil focos, sendo a maioria deles em Mato Grosso (3.953), Pará (2.607) e Tocantins (1.133).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade