Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preso acusado de ameaçar Felca lucra com estupros virtuais; detido estava no Grande Recife

O suspeito preso, identificado como Cayo Lucas, estava com o computador aberto na tela de acesso à SDS-PE no momento da detenção.

25 ago 2025 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

Durante uma ação conjunta da Polícias Civis de Pernambuco e São Paulo (PCPE/PCSP), o responsável por ameaçar o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, foi preso na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, no município de Olinda, na Região de Metropolitana do Recife. O suspeito, identificado como Cayo Lucas, lucra com a venda de vídeos e fotos das vítimas de estupro virtual e, por isso, as ameaças, diz a corporação.

Felca e homem preso.
Felca e homem preso.
Foto: Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura / Portal de Prefeitura

No momento da prisão, que é decorrente cumprimento a uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), emitida em caráter de urgência, além de estar acompanhado de outro homem dentro da casa, constatou-se que o computador do detido estava aberto na tela de acesso à plataforma de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, "circunstância que reforça a gravidade da conduta e será objeto de análise pericial".

De acordo com informações, o influenciador havia solicitado à Google Brasil a quebra de sigilo de dados de um e-mail utilizado para enviar mensagens de intimidação. O pedido foi aceito pela Justiça, que determinou à empresa que fornecesse, no prazo de 24 horas, os dados cadastrais e os IPs de acesso vinculados ao endereço eletrônico investigado.

Felca relatou ter recebido ameaças de morte e até mesmo falsas acusações de pedofilia, após divulgar um vídeo no qual criticava a "adultização" de conteúdos nas redes sociais. Segundo ele, as mensagens representavam um risco real à sua segurança pessoal.

Durante entrevista ao podcast PodDelas, o criador de conteúdo revelou que passou a adotar medidas extras de proteção em São Paulo, cidade onde mora, incluindo o uso de carro blindado e a contratação de seguranças particulares.

O caso segue sob investigação para apurar a motivação das ameaças e se há participação de outras pessoas envolvidas.

Quebra de sigilo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou, no último domingo, 17 de agosto, que a Google quebre o sigilo de dados de um usuário do serviço de e-mail da empresa, de onde teriam partido ameaças de morte ao influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca.

As ameaças ocorreram após denúncias feitas pelo influenciador, em vídeo publicado no início do mês, que colocaram em foco os riscos que as redes sociais representam para crianças e adolescentes e como não há uma regulação sobre o uso de imagens de menores de idade nesses espaços virtuais.

A liminar foi concedida após pedido dos advogados de Felca. Segundo o TJ-SP, o processo tramita sob segredo de justiça, portanto os documentos nos autos são de acesso restrito às partes e advogados.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade