Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prefeitura do Recife e TJPE promovem casamento coletivo gratuito; veja como se inscrever

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, vão promover um grande casamento coletivo e gratuito.

24 set 2025 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Recife (Cejusc Recife), vão promover um grande casamento coletivo e gratuito, celebrando o amor e a garantia dos direitos civis dos casais.

Casamento coletivo promovido pela prefeitura e TJPE.
Casamento coletivo promovido pela prefeitura e TJPE.
Foto: Helia Scheppa / Portal de Prefeitura

Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 10 de outubro no Cejusc Recife, localizado no Fórum Joana Bezerra, 5º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A cerimônia será realizada no dia 23 de outubro de 2025, em local a ser divulgado. Mais informações: (81) 3181-0541 ou conciliar.recife.jus.br.

"Além de celebrar o amor, esse casamento coletivo reafirma o compromisso da Prefeitura com a inclusão e a cidadania. O acesso ao casamento civil garante que todos os casais tenham seus direitos reconhecidos e protegidos, fortalecendo a família e a igualdade perante a lei", destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas para casais. Como outubro é o mês da pessoa idosa, 20 delas serão destinadas a esse público. 

Para participar, os casais devem apresentar os seguintes documentos no ato de inscrição: RG e CPF dos dois, comprovante de residência de um deles, certidão de nascimento ou de casamento (emitida em até 90 dias) de ambos. É preciso que pelo menos um dos noivos resida no Recife.

O casamento civil é um ato jurídico que garante segurança e proteção à família. A certidão oficializa a união perante a lei e assegura aos cônjuges uma série de direitos, como herança, pensão, inclusão em benefícios previdenciários e acesso facilitado a serviços públicos e privados. Além disso, oferece segurança jurídica em questões patrimoniais e familiares, fortalecendo a cidadania e a garantia de direitos de cada casal.

União Estável

No dia 17 de junho de 2025, a SDHJ e o Cejusc Recife também realizaram uma ação de reconhecimento de união estável, no Compaz Paulo Freire, no Ibura. Na ocasião, 57 casais fizeram o reconhecimento da união, 17 deles eram formados por idosos e seis casais eram homoafetivos. 

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade