Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Posto da Ceasa vira 'oásis' na zona rural de Nova Friburgo

17 jan 2011 - 15h48
(atualizado às 15h57)
Compartilhar

Na área rural de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, a Central de Abastecimento (Ceasa) do distrito de Conquista funciona como um oásis em meio a tanta devastação. No local, próximo às regiões mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde a madrugada do dia 12, foi instalada uma base operacional de ações governamentais.

Lá funciona, desde domingo, o Centro de Comando da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Especiais, além de um núcleo da recém criada Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio. Um posto médico com profissionais de saúde da Polícia Militar oferece assistência às equipes e à população.

Na área reservada à venda de produtos agrícolas da região, agora estão empilhados donativos que chegam de todo o País. Sapatos, roupas, material de higiene pessoal e alimentos são levados a abrigos próximos ou são retirados ali mesmo pela população necessitada. No início da tarde desta segunda-feira, cerca de 150 pessoas aguardavam na fila para receber as doeções.

O lavrador Joilson Veiga, 39 anos, conseguiu um caminhão e levou à Ceasa cerca de 20 vizinhos, todos moradores da localidade de Barracão dos Mendes, a 7 km do centro de distribuição improvisado. "Lá não teve muitas mortes, só cinco pessoas morreram, mas as pessoas perderam praticamente tudo. Viemos buscar, principalmente, alimentos e roupas. É muito triste ver como ficou aquilo lá", disse ele, que lamentou também as perdas na lavoura.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio, Felipe Peixoto, que passou a noite na Ceasa de Conquista, os esforços também estão voltados à liberação das estradas, para garantir o escoamento da produção local. Ele disse não ter ainda um panorama dos prejuízos da atividade agrícola de Nova Friburgo, mas disse que a perda pode girar em torno de 70%.

"Estamos trabalhando com equipamentos do governo e do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio) abrindo as estradas vicinais para que o produtor rural possa levar sua produção até o mercado de consumo. Eles estão com possibilidade de perder suas lavouras. Então, quanto mais rápido (reabrirmos as estradas), menores os prejuízos e maiores as possibilidades de (os agricultores) conseguirem recursos para recomeçar a vida", disse o secretário.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Nova Friburgo foi uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas
Nova Friburgo foi uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas
Foto: EFE
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra