Piloto pediu 'retorno imediato' antes de queda de avião em SP, revela áudio
Áudio revela que piloto solicitou retorno imediato antes da queda, mas não houve mais comunicação. Acidente deixou duas vítimas fatais
Um áudio de um piloto que aguardava para decolar no Aeroporto Campo de Marte, na manhã desta sexta-feira, 7, revelou que o comandante da aeronave que caiu na Barra Funda, em São Paulo, solicitou um retorno imediato instantes antes do acidente. No entanto, não houve mais comunicação após o pedido.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Ele [piloto] não declarou emergência. Ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike, e não falou mais nada... E a torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, e mais nada. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado. Que triste”, relatou o piloto no áudio, obtido pela TV Globo.
O avião, um modelo King Air, caiu por volta das 7h15 na Avenida Marquês de São Vicente, causando uma explosão após atingir um ônibus. O bimotor, que seguiria para Porto Alegre, tentou um pouso de emergência antes do impacto.
O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de duas pessoas que estavam na aeronave: o advogado e proprietário do avião, Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros, de 44 anos. Ambos foram encontrados carbonizados dentro da fuselagem.
Além das vítimas fatais, sete pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista do ônibus atingido, que sofreu uma crise de ansiedade e precisou de atendimento médico.
Imagens do acidente mostram o momento em que o avião atravessa a avenida em alta velocidade antes da colisão. As causas da queda ainda serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).