Piloto desaparece após queda de avião no interior de SP
- Chico Siqueira
- Direto de São Paulo
Um avião experimental de pequeno porte caiu na manhã deste sábado no Rio Tietê, próximo à usina hidrelétrica de Nova Avanhandava, em Buritama, interior de São Paulo. O piloto, Valdir Aparecido Vissechi, 51 anos, que seria o único a bordo do aparelho, está desaparecido.
Pescadores chamaram os bombeiros quando viram o aparelho cair na água e explodir. Até o início da noite, policiais e bombeiros permaneciam no local, com barcos e mergulhadores, procurando pelo avião e pelo piloto. Por volta das 20 horas, as buscas foram suspensas, mas devem ser reiniciadas na manhã deste domingo. A região onde o avião teria caído e explodido fica nas proximidades da eclusa da usina, cujo lago tem 60 metros de profundidade.
Partes de poltronas e peças encontradas ainda pela manhã foram reconhecidas por um amigo, Osvaldo Mautaroldo, como sendo do aparelho de Vissechi. O aparelho, com capacidade para duas pessoas, seria experimental, do modelo Ventura. Mautaroldo só conseguiu saber que o aparelho era do amigo porque identificou o desenho da Águia e a marca Ventura numa das peças.
Vissechi teria saído de manhã de José Bonifácio com a destino a Birigui. A esposa de Vissechi, que o esperava para ir ao velório de uma tia na cidade, avisou a Polícia Militar depois de constatar o atraso na chegada do marido. Depois do velório, o casal iria a um encontro de ultraleves, na cidade de Lucélia, distante a cerca de 90 km de Birigui.
Além de barcos da PM e dos Bombeiros, embarcações de pescadores e amigos de Vissechi participaram das buscas, que duraram praticamente toda a tarde. "Estamos mergulhando nos lugares indicados, a um profundidade de 30 metros, mas ainda não conseguimos localizar nada", disse o capitão Nilton Pereira, dos Bombeiros.