PUBLICIDADE

Passageiro relata pouso não programado em voo para Londres: "Ficamos com medo de explosão"

A LATAM informa que aeronave precisou pousar em Portugal devido à 'necessidade de manutenção não programada'

28 mar 2024 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

Allan Machado é cantor e tinha um show marcado para esta quinta-feira (28) na Inglaterra. Começou a postar, em redes sociais, os detalhes do embarque. No ar, começou a perceber que aquele não seria um voo comum. "Quando tinha completado 30% do voo, foi perceptível para todos, no mapa, que ele começou a voltar... algo estava errado", relata.  O desvio na rota da aeronave é mostrado pelo site internacional "flight radar".

Allan percebeu que tinha algo errado no voo
Allan percebeu que tinha algo errado no voo
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

A princípio, o avião decolou na terça-feira(26) à noite, do aeroporto de Guarulhos. Além de Allan e outros passageiros, a aeronave da Companhia LATAM transportava 84 estudantes brasileiros, além de professores e coordenadores. Uma competição de escolas bilíngues era o destino do grupo.

Porém, devido ao mau tempo, a aeronave foi para uma cidade onde a LATAM não opera: Porto. "O tempo que o piloto desviou a rota, poderia ter ido a Lisboa, onde atende... Ou cidades mais próximas... Ficamos sem entender". 

Problemas no voo

Segundo Allan, à primeira vista, não ficou claro se a aeronave corria o risco de pegar fogo. Porém, houve medo entre os passageiros. "Falaram que precisariam esvaziar o combustível da aeronave e não acho que isso é um procedimento comum", diz. Desse modo, apesar de não haver clima de pânico, ele relata: "Ficamos com medo de explosão".

Após o pouso, mais problemas: Allan afirma que, inicialmente,  as atendentes do aeroporto da cidade de Porto não sabiam o que fazer com eles: "foram mais de 10 horas sem comer". Somente depois algum tempo, foram acomodados em hotéis da região.

O que diz a LATAM

 A Companhia aérea informou, inicialmente, que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos - Londres/Heathrow) precisou pousar em Portugal devido à "necessidade de manutenção não programada da aeronave".

"A LATAM lamenta os transtornos causados e está prestando toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados em outros voos para seus destinos. A companhia reforça ainda que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos", explica a companhia aérea.

Por fim, a LATAM explicou, em nota, a diferença do ocorrido para um pouso de emergência. Segundo a companhia, um pouso de emergência é quando o voo, a aeronave ou os passageiros e tripulantes estão em perigo, correm risco, o que não teria sido o caso. A solicitação do pouso, explicou a LATAM, se deu para "manutenção da aeronave, que ocorreu em completa segurança".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade