Operação Reborn: Facção gaúcha tinha base secreta em SC para expandir tráfico
Investigações revelaram fuga de líder para outro estado e resultaram em seis prisões.
A Operação Reborn foi deflagrada nesta terça-feira (12) pela Polícia Civil com foco no combate ao tráfico de drogas. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Alegre, Gravataí, Capão da Canoa e municípios de Santa Catarina, desarticulando parte de uma rede criminosa que atuava entre os dois estados.
Durante a ação, seis suspeitos foram presos e apreendidos uma arma de fogo e munições. O trabalho investigativo começou em dezembro de 2024, quando surgiram indícios de que integrantes da zona norte da capital operavam para uma liderança do bairro Bom Jesus.
O líder, para dificultar sua captura, havia fugido para Santa Catarina, onde pretendia reorganizar suas atividades ilegais. O nome da operação, "Reborn", foi inspirado na tentativa do investigado de "renascer" criminalmente em outra localidade, mantendo conexões com o grupo de origem.
Com a ação, a Polícia Civil reforça seu papel no enfrentamento ao crime organizado, usando operações integradas e inteligência policial para conter a expansão das facções.
Com a informação Polícia Civil.