Operação "Polaco" descobre megaesquema com drogas sintéticas e lavagem de dinheiro no RS
Polícia cumpre 58 mandados e prende suspeitos em operação contra tráfico e ocultação de bens
A Operação Polaco foi deflagrada nesta quinta-feira (26), pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, para desarticular uma organização criminosa especializada na distribuição de drogas sintéticas e lavagem de capitais. As ações ocorreram principalmente em Viamão e envolveram o cumprimento de mandados de prisão, buscas e apreensões, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de veículos.
Durante a operação, foram apreendidos 250 frascos de cetamina, além de armas, dinheiro, munições e joias. A investigação teve início a partir da suspeita de uso de uma agropecuária como fachada para a venda da substância, levando à identificação de um grupo com estrutura hierárquica bem definida e com divisão clara de funções entre seus membros.
O grupo utilizava empresas de fachada, contas bancárias falsas e movimentações fracionadas para ocultar os lucros. Uma das empresas envolvidas chegou a adquirir quase 90% de um lote de cetamina de uma distribuidora oficial, levantando suspeitas sobre o desvio do produto para uso ilícito. O esquema envolvia a atuação de lideranças criminosas mesmo dentro do sistema prisional.
Além da função logística e financeira, foram identificadas mulheres próximas aos líderes que operavam como laranjas, registrando bens em seus nomes. A operação é desdobramento da Operação Special-K, que já havia revelado o comércio de ecstasy e cetamina na região de São Leopoldo.
Com a informação Polícia Civil.