Operação Paranhos: Polícia Civil prende 22 pessoas de grupo criminoso ligado ao Tráfico de Drogas na Região Metropolitana
Polícia Civil de Canoas realiza megaoperação e prende membros de associação criminosa envolvida com o tráfico de drogas.
Na manhã desta terça-feira (09), a Polícia Civil de Canoas deflagrou a Operação Paranhos para desarticular um grupo criminoso associado ao tráfico de drogas na região. Foram cumpridas 102 ordens judiciais, incluindo 28 prisões preventivas e 44 mandados de busca e apreensão, resultando na detenção de 22 pessoas até o momento.
As investigações, que duraram oito meses, revelaram a conexão entre este grupo e agiotas em Canoas. Segundo o Delegado Marco Guns, a operação teve origem na apuração das fontes financeiras de grupos envolvidos em extorsão por agiotagem. Isso levou à descoberta da participação de uma organização criminosa gaúcha, fornecedora de pessoal, logística e dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Durante a ação, foram apreendidos diversos documentos e materiais que comprovam a associação dos criminosos com o tráfico de drogas. O Delegado Guns destacou que o grupo movimentou cerca de 3 milhões de reais em apenas alguns meses, com a comercialização de cocaína e crack, principalmente no bairro Rio Branco de Canoas.
Além disso, a investigação revelou que membros desse grupo criminoso ofereciam apoio financeiro a agiotas em Canoas, o que gerava uma rede de violência e cobranças ilegais na cidade. Os mandados de prisão e busca foram executados em diversos municípios, contando com a participação de 250 policiais civis, apoio da Susepe e outras unidades policiais. O diretor da Delegacia Regional de Canoas, Delegado Cristiano Reschke, ressaltou a importância de desmantelar essa associação criminosa que causava prejuízos à sociedade.
Com a informação Polícia Civil.