Olha a perna aberta! Campanha quer conscientizar sobre uso de espaços nos ônibus em SP
Iniciativa é da SPTrans e visa promover o respeito ao espaço dos passageiros nos assentos dos coletivos municipais
Quem já andou de ônibus certamente já passou por aquele incômodo de outro passageiro ocupar, além do dele, também o seu banco dentro do coletivo. Na maioria das vezes, os homens são os responsáveis por essa ‘folga’, que tem até nome: manspreading, que é a prática do público masculino de se sentar com as pernas abertas.
Por isso, a SPTrans lançou neste domingo, 16, uma campanha para conscientizar sobre o respeito ao espaço dos passageiros nos assentos dos ônibus de São Paulo. A iniciativa, que é recente no Brasil, já é usada em Madri, na Espanha, pelo menos desde 2012, e também em Nova Iorque, nos EUA.
Com o título Respeite o espaço das outras pessoas, a ação já está em grande parte dos coletivos da capital paulista e deverá ser instituída em todos os 12,9 mil veículos que operam na cidade até o dia 30 de abril.
Um cartaz com os dizeres “Não ocupe mais de um assento no ônibus. Respeitar o espaço de quem viaja ao seu lado é um ato de cidadania” foi colado em uma espécie de jornal dentro dos ônibus para ajudar na disseminação da informação.
De acordo com a SPTrans, a iniciativa está sendo bem recebida, e, em menos de dois dias, já foram cerca de 2 milhões de visualizações nas redes sociais da empresa.