Obra na comporta do sistema de proteção contra cheias é iniciada
O objetivo é garantir o fechamento permanente de pelo menos um dos dois portões, utilizando uma estrutura de concreto armado
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início nesta segunda-feira, dia 21, às obras na comporta 14 do sistema de proteção contra enchentes. A intervenção está sendo realizada na passagem situada no início da rua João Moreira Maciel, abaixo da avenida Castelo Branco, com a realização de serviços de estaqueamento. O objetivo é garantir o fechamento permanente de, no mínimo, um dos dois portões, utilizando uma estrutura de concreto armado. O Dmae, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), ainda avalia a viabilidade de também bloquear o acesso pelo segundo portão.
Se a prefeitura decidir manter o tráfego no local, um novo portão será projetado, seguindo o modelo das unidades instaladas na avenida Mauá, que suportaram a enchente de maio de 2024. Todas as comportas da avenida Castelo Branco serão fechadas ou substituídas nos próximos meses.
Planejamento
Em agosto, o Dmae contratou a empresa responsável pela elaboração dos estudos de engenharia para reforçar as comportas. O planejamento, supervisionado por técnicos do Departamento, ainda está em fase de desenvolvimento. A expectativa é que até oito dos 14 portões sejam fechados permanentemente, enquanto os demais passarão por substituição ou reforma. Além disso, haverá melhorias no sistema de vedação.
Com a informação PMPA.