PUBLICIDADE

Motorista vítima de colisão com Porsche morreu por 'perda de sangue', atestaram médicos

Ornaldo da Silva Viana, 52, vítima de acidente provocado por Fernando Sastre de Andrade Filho, sofreu 'choque hipovolêmico'

3 abr 2024 - 18h55
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Ornaldo Viana, vítima de acidente provocado por motorista de Porsche, morreu por 'perda de sangue
Ornaldo Viana, vítima de acidente provocado por motorista de Porsche, morreu por 'perda de sangue
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, 52, vítima de um acidente provocado por Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche 911 Carrera GTS, morreu por falta de sangue. A informação, divulgada primeiro pelo Metrópoles e confirmada pelo Terra, consta em documentos encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) após a morte do trabalhador. 

Com o acidente, Ornaldo sofreu 'choque hipovolêmico', condição caracterizada pela perda de sangue. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, o Hospital Tatuapé, responsável pelos documentos e guias de encaminhamento ao IML.

O caso aconteceu na madrugada de domingo, 31, por volta das 2h, na Avenida Salim Farah Maluf. Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que o carro de luxo, em alta velocidade, colide contra a traseira do veículo que era dirigido por Ornaldo Viana (veja abaixo). 

Acidente na avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé: Porsche atingiu e destruiu um Sandero
Acidente na avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé: Porsche atingiu e destruiu um Sandero
Foto: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo / Estadão

De acordo com o registro da ocorrência, o motorista de 52 anos foi socorrido por testemunhas do acidente, que também acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O socorro chegou por volta de 3h e a vítima apresentava quadro de parada cardiorrespiratória. Às 3h25, ele deu entrada no Hospital Tatuapé e, sete minutos depois, às 3h32, teve a morte confirmada pelos médicos. 

O atendimento inicial deu conta, também, que o motorista de aplicativo havia sofrido 'traumatismos múltiplos'. Posteriormente, ele foi constatado com fraturas, escoriações e sangramento pela boca. Ao todo, passou por 10 manobras de reanimação, todas sem sucesso, segundo atestataram os paramédicos.

Vídeo mostra o momento em que Porsche bate em carro de motorista de aplicativo em SP:

Justiça nega prisão de indiciado 

O pedido de prisão contra Fernando Sastre de Andrade Filho, feito na segunda-feira, 1º, foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele foi indiciado e responderá por homicídio doloso, lesão corporal e fuga após a colisão.

Fernando compareceu voluntariamente para prestar depoimento no 30º Distrito Policial do Tatuapé, na capital paulista. Segundo a defesa do empresário, representada por Carine Acardo Garcia e Merhy Daychoum, o pedido foi negado pela Justiça por falta de preenchimento dos "requisitos autorizadores de tal prisão".

Ainda conforme o pronunciamento, Andrade Filho não fugiu do local, "uma vez que já havia socorro sendo prestado às outras vítimas". Além disso, a defesa alegou que os policiais militares já o haviam qualificado na ocorrência e o liberado para procurar atendimento médico.

Justiça nega prisão de motorista de Porsche que atingiu Sandero e causou morte de homem em SP:

Como e onde ocorreu o acidente 

A colisão traseira ocorreu por volta das 2h de domingo, na Avenida Salim Farah Maluf, na capital paulista. Testemunhas informaram à Polícia Civil que o empresário de 25 anos, que conduzia o Porsche, seguia em alta velocidade pela via, que tem limite de 50 km/h, e ao fazer uma ultrapassagem, perdeu o controle. 

Neste momento, ele teria batido contra a traseira do Sandero, conduzido por um motorista de aplicativo. O condutor do Renault chegou a ser socorrido em parada cardiorrespiratória para o Hospital Tatuapé. Ele morreu por causa de "traumatismos múltiplos". 

O passageiro do Porsche, de 22 anos, também ficou ferido e foi levado ao Hospital São Luiz, onde permanece em atendimento.

Motorista de Porsche bate em Sandero, mata motorista por aplicativo e foge em SP
Motorista de Porsche bate em Sandero, mata motorista por aplicativo e foge em SP
Foto: Reprodução/Rômulo D'Ávila/TV Globo

Motorista fugiu

Policiais militares que atenderam ao caso informaram à Polícia Civil que a mãe de Andrade Filho compareceu ao local e disse que levaria o filho ao Hospital São Luiz, localizado no Ibirapuera, para tratar de um ferimento na boca. 

Quando os agentes foram até ao hospital para fazer o teste do bafômetro e colher sua versão do acidente, eles não encontraram nenhum dos dois.

Em nota ao Terra, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a prioridade em casos de acidentes de trânsito é garantir o resgate das vítimas e preservar o local do acidente --o que foi feito pelos PMs. Os policiais também fizeram diligências na residência do suspeito, mas ele não foi encontrado. A defesa do suspeito não foi localizada. 

Quem são as vítimas

O condutor do Sandero que morreu após a colisão é Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos. Ele atuava como motorista de aplicativo em São Paulo. 

Outro rapaz, que ocupava o banco do carona, tem 22 anos, e foi levado ao Hospital São Luiz, onde permanece em atendimento. O estado de saúde dele é desconhecido. 

Registro

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Andrade Filho está sendo investigado por "homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, além de fugir do local do acidente".

O caso foi registrado e é investigado pelo 30º DP. A Polícia Militar analisará a dinâmica da ocorrência para identificar eventual erro no procedimento operacional. 

*Com informações de Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade