Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Marinha envia 3 navios, 1 aeronave e 40 fuzileiros para ajuda a ações no Amapá

Por falta de energia, diversas regiões do Estado enfrentam desabastecimento de itens básicos, como água potável

7 nov 2020 - 14h48
(atualizado às 19h23)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - A Marinha do Brasil informou neste sábado, 7, que mobilizou três navios, uma aeronave e 40 fuzileiros navais para apoiar ações no Amapá para amenizar os impactos da falta de energia no Estado. Diversas regiões enfrentam desabastecimento de itens básicos, como água potável.

De acordo com a corporação, diante do desabastecimento, os navios ajudaram a levar alimentos, medicamentos, água e combustível para os moradores afetados pelo apagão no Estado. Participam da missão os navios Auxiliar Pará, Patrulha Guanabara e Doca Multipropósito Bahia, além da aeronave UH-15.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi acionada pelo governo federal para auxiliar no socorro ao Estado. Na noite de sexta, 6, uma aeronave C-130 Hércules viajou de São Luís para Macapá para levar equipamentos que substituirão componentes danificados na subestação de energia elétrica de Macapá, atingida por um incêndio.

Neste sábado, 7, a aeronave fez nova viagem, dessa vez de Manaus à capital amapaense, para levar mais aparelhos. Foram entregues um trator e uma carreta que farão o transporte de geradores, além de cabeamentos. De acordo com a FAB, já foram transportados 4,2 toneladas de equipamentos e a previsão é que o volume chegue a 51 toneladas nos próximos dias.

Na manhã deste sábado, o Ministério de Minas e Energia informou que Macapá voltou a receber energia elétrica após ter sido reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) durante a madrugada. De acordo com a pasta, a religação do fornecimento de eletricidade está sendo feita de forma escalonada, e a capital do Amapá já estaria recebendo mais de um terço da carga usual. O atendimento aos bairros ocorre em regime de racionamento.

Em nota oficial, o ministério informou que a conclusão dos reparos de um dos transformadores da Subestação Macapá permitiu o reinício do atendimento aos consumidores de forma gradativa, obedecendo a critérios de segurança e confiabilidade. Segundo o governo estadual, um cronograma de racionamento para os próximos dias deve ser divulgado ainda neste sábado. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que 62% do fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido no Amapá. Ele atualizou o porcentual em uma publicação no Facebook.

Um incêndio na subestação Macapá ocorrido na noite de terça-feira levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. O fogo tomou conta da subestação e interrompeu cerca de 250 MW de carga elétrica. Ao todo, 14 dos 16 municípios do Estado ficaram sem energia.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade