PUBLICIDADE

Lula diz que policial morto durante operação na Bahia fazia parte de sua equipe de segurança: ‘Tristeza e indignação’

O agente da Polícia Federal Lucas Caribé foi morto em Salvador nesta sexta-feira, 15, durante confronto armado

16 set 2023 - 10h19
(atualizado às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Lucas Caribé foi morto durante operação em Salvador
Lucas Caribé foi morto durante operação em Salvador
Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a perda do policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, morto nesta sexta-feira, 15, na região de Valéria, em Salvador. Segundo Lula, o agente fazia parte de sua equipe de segurança na Bahia desde o período de sua campanha eleitoral. 

“Recebi com profunda tristeza e indignação a morte do agente”, disse Lula, em uma publicação em seu Twitter/X.  “Cumpriu sua missão com exemplar profissionalismo”, complementou. 

Entenda o caso

Um policial federal e quatro homens foram mortos durante um confronto durante a 'Operação Frauda', realizada na manhã desta sexta-feira, 15, na região de Valéria, em Salvador. Um outro policial federal e um civil teriam ficado feridos durante a ação.

A Polícia Federal emitiu uma nota de pesar lamentando a morte do agente Lucas Caribé Monteiro de Almeida. O agente era lotado no Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Bahia.

Lucas foi socorrido junto com outros policiais para o Hospital Geraldo Estado (HGE), no entanto, ele chegou à unidade de saúde sem vida. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dos outros agentes.

Leia a nota da PF a seguir:

  • “Lucas Caribé ingressou na Polícia Federal em 2013, na SR/PA, sendo inicialmente lotado na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (DELEPAT/PA) e, em seguida, na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PA). 
  • Passou a integrar, em 2019, a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, sendo lotado, inicialmente, no NEPOM/BA. Atualmente, compunha o quadro de policiais do GPI. 
  • O Diretor-Geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, decretou luto oficial de três dias. A Polícia Federal expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados. Informamos, ainda, que a Polícia Federal está empenhada e acompanhando de perto a investigação das circunstâncias que envolveram o falecimento.”

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os outros quatro homens que morreram são suspeitos de integrar uma facção criminosa que trocou tiros com os policiais. Dois deles morreram no tiroteio, e os outros, horas depois, em uma região de matagal, entre os bairros de Valéria e Rio Sena, enquanto tentavam fugir.

Ainda segundo SSP-BA, dois fuzis foram apreendidos durante a operação integrada, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), na manhã desta sexta. Os criminosos se escondem em uma área de mata pelo bairro.

As forças federal e estadual realizam buscas para localizar os integrantes de uma facção envolvida com tráfico de drogas, homicídios e roubos, entre outros delitos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade