Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo do Rio lança obra de recuperação de praia de Sepetiba

22 jun 2010 - 10h41
Compartilhar

Após décadas de degradação, a praia de Sepetiba, na zona oeste do Rio, poderá passar por uma total recuperação ambiental. O governador Sérgio Cabral, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Luiz Firmino Martins Pereira apresentarão, na quinta-feira, o projeto de reconstituição da orla com a recolocação da faixa de areia e retirada da lama, além do remanejamento de uma área de mangue constituída por espécies invasoras e com infestação de caranguejos.

Os recursos para a execução das intervenções, a cargo da construtora Odebrecht, são de R$ 46 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). A recuperação da praia atende às reivindicações dos cerca de 40 mil moradores do bairro.

A faixa costeira, com cerca de 2 km de extensão, está situada no fundo da Baía de Sepetiba, região que passou por intenso crescimento industrial, incluindo a ampliação das instalações portuárias. Na primeira fase, a Secretaria Estadual do Ambiente faz o remanejamento de aproximadamente 500 mil mudas invasoras da área do mangue e de cerca de 780 mil caranguejos, que só se estabeleceram em parte da praia porque o lodaçal cobriu a antiga faixa de areia.

A vegetação está sendo realocada no Canal do Fundão, onde o Governo do Estado realiza obra de despoluição, e os crustáceos levados para uma área vizinha à Base Aérea de Santa Cruz. Essas intervenções têm supervisão do biólogo Mário Moscatelli.

Em seguida, será iniciada a recomposição do solo arenoso. A atual camada de lodo passará por limpeza superficial com a retirada de lixo e será recoberta por geotêxtil (tipo de manta que permite o fluxo da água e de gases). O geotêxtil será assentado por faixas que serão costuradas entre si, formando uma única cobertura sobre a qual será disposta a camada de areia nova, a ser extraída de jazida submarina, na própria baía. Esse trabalho envolverá, inicialmente, uma draga autotransportadora de sucção e recalque, que terá a missão de extrair a areia e trazê-la para disposição na praia.

Concluídas as obras, a praia de Sepetiba terá uma faixa de areia de aproximadamente 400 m de largura. A faixa de areia alcançará altura média de 80 cm sobre o geotêxtil. As intervenções são realizadas com a participação da comunidade, incluindo colônias de pescadores, que participam ativamente dos movimentos em prol da recuperação da Baía de Sepetiba.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra