PUBLICIDADE

Florianópolis cria 'força-tarefa' contra manifestações 'anti-mendigo'

10 dez 2013 - 22h33
(atualizado às 22h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Preocupada com as manifestações “anti-mendigo” realizadas por empresários do balneário de Canasvieiras, a prefeitura de Florianópolis anunciou a criação de uma “força-tarefa” para abordagem dos cerca de 50 moradores de rua. 

O bairro é dos mais movimentados da cidade na alta temporada e recebe turistas principalmente do Estado do Rio Grande do Sul e de países como a Argentina e o Uruguai. 

O secretário de Assistência Social da capital catarinense, Alessandro Abreu, informou que a operação será realizada na tarde desta quarta-feira. No mesmo dia está marcada uma manifestação de empresários locais contra a presença de moradores de rua no bairro. 

Será a terceira: dois atos já foram realizados nos últimos 15 dias, um no dia 26 de novembro e outra na semana passada. Segundo a prefeitura, os manifestantes estariam “incitando a violência” contra as pessoas em situação de rua. 

Diante da situação, o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) determinou o estabelecimento de uma base operacional - cuja atuação se dará em dias aleatórios - com o intuito de retirar os mendigos da rua.

Na tarde desta terça-feira, a prefeitura anunciou a criação de feirão de emprego em Canasvieiras. O evento, que será organizado pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), no próximo dia 19 de dezembro, sendo que está prevista a participação do Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública para emissão de carteiras de identidade das pessoas que precisarem do documento para fins de contratação.

De acordo com o secretário Abreu, o município precisa realizar ações fortes para coibir a presença de moradores de rua. “O morador de rua, hoje, é apontado por tudo que de ruim acontece naquela região”, afirmou. 

Segundo levantamento feito pela Guarda Municipal, a maioria dos moradores de rua no local são homens, usuários de crack e não querem ser submetidos a tratamentos de dependência química. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade