Fiscalização apreende 1,8 tonelada de alimentos impróprios na Serra Gaúcha
Durante a operação, foram identificadas ainda unidades de álcool e medicamentos com venda proibida em estabelecimentos comerciais
Uma ação conjunta da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, realizada na últimaquarta-feira (25), resultou na apreensão de 1,8 tonelada de produtos impróprios para o consumo em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. A fiscalização foi realizada em três mercados e um açougue do município.
Entre os itens apreendidos, o maior volume foi de carne sem procedência, com mais de 1 tonelada localizada apenas no açougue. Os agentes também encontraram produtos diversos de origem desconhecida, como mel, aipim, queijos e carvão, além de alimentos com validade vencida, armazenados de forma inadequada e fora da temperatura indicada para conservação.
Durante a operação, foram identificadas ainda unidades de álcool e medicamentos com venda proibida em estabelecimentos comerciais, o que configura infração às normas sanitárias e de comercialização.
Segundo os responsáveis pela fiscalização, parte da carne apreendida foi avaliada e posteriormente encaminhada ao Zoológico de Gramado, para aproveitamento adequado.
A força-tarefa envolveu a atuação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, além de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal de São Francisco de Paula, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
A operação visa coibir práticas que comprometam a segurança alimentar e a saúde pública, reforçando a fiscalização em estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal e vegetal.