Facção troca tiros com a Brigada Militar em Cachoeirinha e líder é preso após perseguição e tentativa de resgate
Homem armado com fuzil capotou veículo e se rendeu após confronto; comparsas fugiram por área de mata
Um homem apontado como líder do tráfico na Vila da Paz, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi preso na madrugada desta segunda-feira (8) após uma perseguição com troca de tiros com a Brigada Militar. O criminoso, de 28 anos, era considerado o sucessor do traficante conhecido como "Pequeno", atualmente isolado na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
O confronto começou por volta das 2h50, quando policiais do setor de inteligência identificaram um Volkswagen Voyage branco cujos ocupantes eram suspeitos de envolvimento em um homicídio recente. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista fugiu e os ocupantes do carro dispararam com um fuzil calibre 5.56, equipado com carregador tipo caracol, que permite rajadas, mas acabou falhando.
Durante a perseguição, o carro capotou na Rua Quatro, no interior da Vila da Paz. Dois suspeitos fugiram por uma área de mata, enquanto o terceiro, armado com uma pistola 9mm, trocou tiros com os policiais da Força Tática do 26º BPM antes de se render.
O homem capturado estava foragido da Justiça e possui extensa ficha criminal, incluindo pelo menos dez homicídios, tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma. Durante a prisão, um grupo com cerca de 20 apoiadores do criminoso tentou impedir a ação da polícia e exigiu sua liberação. Um dos indivíduos, de 32 anos, foi detido por ameaçar os policiais de morte.
Na operação, a Brigada Militar apreendeu um fuzil .556, uma pistola 9mm, porções de haxixe e maconha e cerca de 80 munições de diversos calibres. As duas armas estavam com numeração raspada e são de uso restrito das forças de segurança.
Ninguém ficou ferido durante a ação. A Polícia Civil irá investigar os demais envolvidos e dar continuidade às buscas pelos fugitivos.
Com informações: Correio do Povo