PUBLICIDADE

Em pico de pandemia, fiscais vão às ruas contra comércio de 'meia porta' em Jundiaí

Cidade voltou para fase vermelha do Plano São Paulo e apenas comércio essencial pode funcionar

8 jul 2020 - 17h01
(atualizado em 10/7/2020 às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

SOROCABA - Fiscais flagram e multam o comércio que burla a quarentena funcionando em meia porta, em Jundiaí, no interior de São Paulo. No pico da pandemia, com 4,7 mil casos positivos e 222 mortes pelo coronavírus, a cidade de 420 mil habitantes voltou para a fase vermelha do Plano São Paulo na última segunda-feira. Apenas o comércio essencial, como supermercados, óticas e farmácias, pode funcionar, mas houve denúncias de que muitos operam com as portas fechadas ou semi abertas. Na manhã desta sexta-feira, 14 estabelecimentos funcionando de forma irregular foram notificados no Residencial Jundiaí, bairro com maior número de casos.

Nos últimos sete dias, Jundiaí registrou média de 100 novos casos diários e a taxa de ocupação de leitos de UTI subiu para 76%. Somente na terça-feira (7) foram registrados seis novos óbitos. Durante a fiscalização, os fiscais notaram que, apesar de todo comércio fechado, havia movimentação de pessoas e carros nas ruas. Na abordagem aos consumidores, foi verificado que as compras foram feitas em locais que deveriam estar fechados.

Fiscais flagram comércio aberto de maneira irregular em bairro de Jundiaí, interior de São Paulo
Fiscais flagram comércio aberto de maneira irregular em bairro de Jundiaí, interior de São Paulo
Foto: Divulgação/PMJ / Estadão

Conforme a chefe do Departamento de Fiscalização, Cristina da Fonseca, o foco é orientar sobre o decreto da quarentena e pedir que o comerciante feche, só aplicando multa em caso de insistência na abertura. "O comércio de rua não essencial não está autorizado a funcionar, mas encontramos diversos funcionando, inclusive salões de beleza", disse. Na semana passada, a fiscalização já havia feito 73 notificações e aplicado cinco autos de infração com imposição de multa de R$ 1,7 mil cada um.

MUDANÇA

O prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) se reuniu com o governo estadual, na manhã desta quarta, para pedir autonomia para os sete municípios da aglomeração urbana de Jundiaí na análise dos dados que determinam a inclusão nas diferentes faixas do plano. O pedido é para que os dados da região de Jundiaí sejam considerados de forma desvinculada da região de Campinas. "Realidades distintas não podem ser tratadas da mesma forma e entendemos que nossa região deve ser considerada pelos índices apenas desses municípios e não vinculada à região de Campinas. As realidades médicas, hospitalares e epidemiológicas são diferentes", disse.

Jundiaí está entre as cidades do interior que já podem transferir pacientes com coronavírus para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na capital. Conforme o governador João Doria, a ação permite o atendimento efetivo dos doentes, sem aumento de custos, dispensando a montagem de hospital de campanha nessas cidades, que têm aumento no número de casos. Na capital, a disseminação do vírus já diminuiu. Inaugurado em 1.o de maio, o hospital de campanha do Ibirapuera dispõe de 240 leitos de enfermagem e 28 de UTI. Na manhã desta quarta, 146 pacientes estavam internados. A prefeitura de Jundiaí informou que ainda não há previsão de transferência de pacientes da cidade para a capital.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade