Em 12 dias, praia gaúcha recebe 100 reclamações por pulgas
A praia de Cidreira, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, recebeu do dia 1° deste mês até esta segunda-feira aproximadamente 100 reclamações por problemas relacionados a pulgas. De acordo com o coordenador da Vigilância e Saúde, da Secretaria de Saúde do município, Ricardo Conrad, são recebidas pela prefeitura de 10 a 15 ligações por dia de moradores e turistas.
» vc repórter: mande fotos e notícias
Conrad afirma que o problema aumenta no verão, quando a cidade de 11 mil habitantes recebe cerca de 300 mil turistas. A prefeitura, diz o coordenador, orienta quem procura ajuda a como limpar o local infestado e tratar os animais. Em certos casos, os agentes também fazem a dedetização de terrenos abandonados, onde também é comum encontrar o parasita.
O coordenador orienta para que os moradores e turistas tomem cuidado ainda com bicho-de-pé e carrapatos, que também são vistos com mais freqüência nesta época do ano. Quem quiser procurar a prefeitura para resolver o problema ou tirar dúvidas, pode ligar para a Secretaria da Saúde pelo telefone (51) 3681 3403.
Em Imbé, também no Litoral Norte, a prefeitura enfrenta o mesmo problema. De acordo com o veterinário Marcelo H. Meneghini, o município ficou cerca de 15 dias sem inseticida. O problema, segundo ele, ocorreu na troca do comando da administração municipal, quando foi necessário esperar uma nova licitação para a compra do produto. O telefone da Vigilância Sanitária em Imbé é (51) 3627 2655, no ramal 245.
Precauções
Meneghini acrescenta que o problema com as pulgas aumenta no verão, por conta de muitos veranistas que tem cachorro ou gato e que deixam a casa trancada durante o resto do ano. "Sobra uma ou outra pulga que deixa ovos no local. Quando a pessoa chega pro veraneio e abre a residência, aumenta o problema por causa da eclosão desses ovos pelo contato com o sol", disse o veterinário.
O especialista dá duas dicas para quem quer evitar o problema durante o verão. Primeiro, de acordo com Meneghini, o mais importante é o controle de pulgas e ovos no cão ou gato através de pulgicida e ovicida, que podem ser comprados em lojas especializadas. Em segundo lugar, a limpeza da residência, que deve ser feita com água sanitária ou até vinagre, além de inseticidas. O veterinário afirma que pode se utilizar, por exemplo, o aspirador de pó com um anti-pulgas em pó espalhado no saco do aparelho.