PUBLICIDADE

Defesa Civil corrige dados e confirma 20 mortes causadas pela chuva no ES

Duas vítimas foram contabilizadas em duplicidade. Nesta quinta-feira, foi encontrado o corpo de um homem afogado em Barra de São Francisco

26 dez 2013 - 17h05
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Moradores caminham por área alagada no bairro Darly Santos, em Vila Velha</p>
Moradores caminham por área alagada no bairro Darly Santos, em Vila Velha
Foto: Alex Gouvêa / Futura Press

A Defesa Civil do Espírito Santo retificou nesta quinta-feira o número de mortes confirmadas no Estado, em decorrência da enchente que atinge pelo menos 52 municípios capixabas há duas semanas. Segundo o órgão, duas vítimas haviam sido contabilizadas em duplicidade para Baixo Guandu e Itaguaçu, já que os corpos foram localizados em uma região limítrofe entre os dois municípios. Porém, mais um corpo foi localizado no município de Barra de São Francisco, de forma que o número oficial de vítimas caiu de 21 para 20.

A vítima mais recente é um homem de 47 anos, ainda não identificado, que teria morrido afogado na localidade de Barra do Paulista, no município de Barra de São Francisco, no dia 19 de dezembro. Os municípios com mais mortes até agora são Itaguaçu e Colatina, com seis óbitos cada, seguidos de Baixo Guandu (4), Barra de São Francisco (2), Domingos Martins (1) e Nova Venécia (1).

Segundo a Defesa Civil, mais de 61,3 mil pessoas tiveram de deixar suas residências por causa da chuva. Destas, 5.689 estão desabrigadas (levadas para abrigos públicos) e 55.690 desalojadas (provisoriamente na casa de amigos e parentes). O órgão ressalta que o levantamento das pessoas afetadas "continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica".

"Voltou a chover forte em Barra de São Francisco e Rio Bananal, afetando novamente as áreas anteriormente atingidas e mais alguns bairros. Com isso moradores que já estavam retornando pra suas casas tiverem que se alojar em casas de parentes e amigos, agora em maior numero devido a novas áreas afetadas", disse a Defesa Civil em seu boletim mais recente. Segundo o órgão, nas últimas horas choveu forte também em Presidente Kennedy e Marataízes. "Onde a chuva diminuiu, persistem alagamentos e muitas localidades continuam isoladas e com riscos de novos deslizamentos de terra", diz o boletim.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua enviando alertas de risco de enxurrada, inundação e deslizamento de terra nas regiões com mais chuvas. Os coordenadores de Defesa Civil dos municípios foram informados acerca dos procedimentos de avaliação contínua dessas áreas e, caso necessário, evacuação emergencial. O governo estadual decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.

Veja a relação das vítimas identificadas até agora pela Defesa Civil:

  NOME IDADE CIDADE CAUSA DA MORTE
1. André Luiz Ribeiro 40 anos Colatina soterramento
2. Berenice Bueno dos Reis - Colatina soterramento
3. Claudine Paixão 20 anos Itaguaçu soterramento
4. Daniel Cleto 3 anos Baixo Guandu soterramento
5. Eugênio Azevedo Cesana 63 anos Nova Venécia afogamento
6. Helena Damasceno Passamani 59 anos Itaguaçu infarto
7. João Pedro Paixão 1 ano Itaguaçu soterramento
8. Júlio César Cleto 19 anos Baixo Guandu soterramento
9. Julio César Santos Boning 22 anos Domingos Martins soterramento
10. Leonides Aparecida Dias Rodrigues 40 anos Baixo Guandu afogamento
11. Maria da Penha Silva 57 anos Itaguaçu soterramento
12. Mike de Oliveira 17 anos Barra de São Francisco afogamento
13. Nezinaldo Valti 45 anos Itaguaçu eletrocutado
14. Odilha Marcelino Borges 72 anos Itaguaçu soterramento
15. Regiane Pereira Rocha 35 anos Colatina soterramento
16. Tatiane Lelis 15 anos Baixo Guandu soterramento
17. Wilian Belamerlia - Colatina soterramento
18. homem não identificado 47 anos Barra de São Francisco afogamento
19. não identificada - Colatina -
20. não identificada - Colatina -

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade