PUBLICIDADE

Cidades

Crivella assinará decreto para agilizar ações contra chuvas

Cidade do Rio de Janeiro está há mais de 30 horas em estágio de crise

10 abr 2019 - 06h59
(atualizado às 08h17)
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse na terça-feira 9 que pretende editar decreto com o novo protocolo a ser seguido pelos órgãos municipais em situações de emergência provocadas por forte chuva na cidade. Assim que o município entrar em estágio de atenção, Crivella e os secretários se reunirão para definir, de imediato, ações em pontos estratégicos com as equipes da Prefeitura, que buscarão minimizar os efeitos do temporal.

De acordo com o prefeito, será decidido por exemplo, onde colocar as equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), as da Conservação, o pessoal de drenagem, enfim, todas que serão necessárias. "Vamos fazer até um decreto sobre isso: colocar as equipes nas ruas já no estágio de atenção, em vez de tomar essa decisão quando as coisas se configuram com mais clareza", afirmou.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella
Foto: Adriano Machado/File Photo / Reuters

Crivella admitiu que esse novo protocolo já deveria ter sido implementado nas chuvas anteriores, como as que ocorreram nos dias 6 e 7 de fevereiro e deixaram seis mortos. "Já tinha pensado nisso, na crise que tivemos na vez passada. Infelizmente, não a implementamos como deveríamos. Agora, vai fazer parte de um protocolo, de um decreto."

Outra decisão anunciada pelo prefeito foi a de triplicar as equipes de conservação encarregadas da drenagem de ralos e bueiros. O aumento de equipes começará este ano e será concluído até o fim de 2020. Crivella lamentou as mortes ocorridas em decorrência do temporal de segunda-feira - ao menos 10 confirmadas até agora.

"Lamentamos profundamente as mortes que ocorreram e que nos levam, mais uma vez, a fazer um apelo às pessoas: não saiam de casa se não houver realmente necessidade; não toquem em nada que esteja eletrificado; se identificarem na sua casa qualquer fissura ou rachadura, sobretudo na estrutura, nas colunas, vigas e lajes, por favor, liguem para o 1746, para que a gente possa mandar o nosso pessoal da Defesa Civil verificar se há qualquer tipo de risco de desabamento", disse Crivella.

30 horas em estágio de crise

O Rio de Janeiro está em estágio de crise desde a noite de segunda-feira - há mais de 30 horas - por causa do temporal. A previsão para esta quarta é de chuvas fracas a moderadas com possibilidade de pancadas fortes em alguns momentos.

As chuvas foram as mais fortes dos últimos 22 anos, segundo o Climatempo. Nesta madrugada, os bairros mais atingidos foram Ilha do Governador, com 69,2 milímetros de chuvas, e Tijuca, com 44,8 mm. / Agência Brasil

Veja também

Ladrões usam escavadeira para arrancar e roubar caixa eletrônico na Irlanda do Norte:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade