Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Começa demolição de casas em áreas de risco de Teresópolis

10 fev 2011 - 12h55
Compartilhar

Começaram nesta quinta-feira as demolições de casas em áreas de risco do município de Teresópolis, na região serrana fluminense, afetada pela forte chuva do dia 12 de janeiro. Os 18 imóveis situados ao lado da Ponte do Imbuí, no acesso aos bairros Cascata do Imbuí, Posse e Campo Grande, são os primeiros a ser derrubados.

Um emaranhado de entulho é tudo o que a enxurrada de pedras e lama deixou pelo caminho no bairro de Campo Grande, em Teresópolis
Um emaranhado de entulho é tudo o que a enxurrada de pedras e lama deixou pelo caminho no bairro de Campo Grande, em Teresópolis
Foto: Luís Bulcão Pinheiro / Especial para Terra

De acordo com a prefeitura de Teresópolis, 1.590 imóveis foram interditados até agora pela Defesa Civil nos três distritos do município. Os moradores dessas casas começam a ser visitados por uma equipe social da Casa Civil do Governo do Estado, coordenada pela arquiteta Ruth Jurberg, como ocorreu na quarta-feira nos bairros da Posse e Campo Grande.

"Um grande número de famílias deverá sair desses locais, que, por medida de segurança, serão reflorestados, para evitar futuras ocupações", afirmou o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Flavio Castro. Ele garantiu, no entanto, que os imóveis só serão demolidos com a concordância dos proprietários.

Segundo a prefeitura, cada família terá três opções. A primeira é receber indenização a partir da avaliação do imóvel feita pela Empresa Estadual de Obras Públicas (Emop). Outra é se inscrever no programa de aluguel social enquanto aguarda a construção de casas pelo poder público, e a terceira é aderir ao programa de compra assistida, pelo qual o morador recebe o valor correspondente à avaliação feita de seu imóvel, mas o dinheiro só pode ser aplicado na compra de moradia.

Para a construção das habitações populares destinadas aos que perderam suas casas na catástrofe ou terão seus imóveis demolidos, a prefeitura de Teresópolis já desapropriou uma área no bairro Ermitage. O processo licitatório para a obra será aberto assim que forem liberados os recursos do governo estadual e da União.

A situação de risco iminente dessas residências foi identificada em avaliação feita por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, com o apoio de especialistas do Departamento de Recursos Minerais (DRM) - Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro - e da Emop.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra