PUBLICIDADE

Colisão entre trens deixa 47 feridos em Salvador

Não houve mortos e a maioria das vítimas sofreu ferimentos leves; CTB vai investigar causa do acidente

1 nov 2019 - 21h28
(atualizado em 2/11/2019 às 00h07)
Compartilhar
Exibir comentários

SALVADOR - Uma colisão frontal entre dois trens deixou 47 pessoas feridas na tarde desta sexta-feira, 1º, em Salvador. Não houve mortos e a maioria das vítimas sofreu ferimentos leves, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Corpo de Bombeiros da Bahia. A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) diz que vai investigar as causas do acidente.

A colisão aconteceu por volta das 15h30, entre as Estações Santa Luzia e Lobato, no Subúrbio Ferroviário. Em nota, a CTB afirmou que a batida foi de "leve intensidade" e que teria tomado "providências imediatas". A operação do serviço foi interrompida e só será retomada na manhã de sábado, 2.

O coordenador do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), Ivan Paiva, afirmou que nenhum dos feridos tem quadro de saúde grave e ninguém ficou preso às ferragens. Segundo diz, a maioria dos casos é de escoriações, suspeitas de fratura ou contusões. O Samu foi responsável por socorrer 41 vítimas. As outras seis receberam atendimento do 1º Grupamento de Bombeiros Militares.

CTB diz que vai investigar as causas do acidente
CTB diz que vai investigar as causas do acidente
Foto: CTB/Divulgação / Estadão

Entre as vítimas, 23 foram atendidos e já liberadas no local. Duas pessoas, uma com suspeita de trauma na bacia e outra com suspeita de fratura na clavícula, foram encaminhadas ao Hospital Ernesto Simões.

Segundo Paiva, o lugar do acidente era de difícil acesso. "A via é pequena, o que fez com que algumas ambulâncias precisassem entrar de ré no local. As vítimas estavam estáveis, muita gente saiu andando e ocupou os trilhos", disse.

Este não é o primeiro incidente com trens do Subúrbio em 2019. Em setembro, uma das composições descarrilou e deixou ao menos uma passageira ferida. No mesmo mês, um trem sofreu uma explosão na rede elétrica e provocou pânico nos passageiros. Com o susto, alguns pularam do veículo e acabaram ficando levemente feridos.

Hoje, apenas três trens operam no sistema, que transporta uma média de 10 mil passageiros em dia útil. A malha é composta por dez estações. O governo da Bahia planeja substituir o sistema e instalar um monotrilho para ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, no município de Simões Filho, na região metropolitana.

Passageira diz ter vivido momentos de pânico

Uma das vítimas, a trabalhadora autônoma Maria Cristina dos Reis, que estava no último vagão, contou ter vivenciado momentos de pânico. "Nunca vi uma coisa assim." De acordo com ela, a batida ocorreu pouco tempo depois de o trem sair da estação do Lobato. "Foi aquele tombo, a gente ouviu o barulho, todo mundo caiu", afirmou.

Como não teve nenhum ferimento mais grave, Maria Cristina disse que tentou ajudar a socorrer outras pessoas. "Vi gente sangrando, uma mulher com o braço quebrado, muita gente gritando, em pânico. Pensei que tinha ocorrido coisa pior." Com o susto, muita gente passou a se jogar pela janela dos trens, já que as portas ficaram fechadas inicialmente.

Usuária assídua do serviço, ela cobrou que a manutenção dos trens seja feita mais efetivamente. "Tememos por nossa segurança", lamentou Maria Cristina.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade