PUBLICIDADE

Chuva no RS já deixa 6,7 mil pessoas fora de casa

29 jun 2014 - 08h58
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Chuva tira pessoas de casa e traz prejuízos para municípios do Rio Grande do Sul, como em Barra do Guarita, no noroeste do Estado
Chuva tira pessoas de casa e traz prejuízos para municípios do Rio Grande do Sul, como em Barra do Guarita, no noroeste do Estado
Foto: Prefeitura de Barra do Guarita / Divulgação

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já obrigaram 6,7 mil pessoas a saírem de casa segundo informações da Defesa Civil. Números atualizados apontam que 54 cidades foram atingidas, deixando 2.395 desabrigados e 4.371 desalojados. 

Por determinação do governador Tarso Genro, o secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luiz Moiano, receberam, na manhã de sábado, em Frederico Westphalen, 46 prefeitos dos municípios prejudicados pelas enchentes. Uma força-tarefa é montada para ajustar o plano de trabalho para recuperação das localidades.

O secretário Jorge Branco ressaltou que a prioridade do governo do Estado é zelar pelas vidas e pelos bens das comunidades e, por este motivo, as secretarias estaduais já estão elaborando um plano de ações que deve se iniciar assim que as chuvas se encerrarem, como reforço aos trabalhos que já estão em andamento.

Os prefeitos das cidades atingidas defendem que o auxílio prioritário seja aos ribeirinhos do Rio Uruguai. Uma nova reunião de trabalho entre prefeitos e governo estadual foi marcada para quarta-feira, na sede do governo. Na quinta, representantes do governo e da prefeitura vão a Brasília para uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, para acelerar a busca de apoio junto ao governo federal.

Cidades atingidas pela chuva:

Cruzaltense, Barão do Cotegipe, Erechim, Erval Grande, Barra do Rio Azul, Nonoai, Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Pinheirinho do Vale, Iraí, Frederico Westphalen, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Ametista do Sul, Crissiumal, Vicente Dutra, Nova Candelaria, Três de Maio, Porto Vera Cruz, Novo Machado, Porto Xavier, Alecrim, Roque Gonzales, Doutor Mauricio Cardoso, Porto Lucena, Porto Mauá, Unistalda e São Borja.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade