PUBLICIDADE

SC: em 12 horas, Chapecó registra chuva prevista para o mês

27 jun 2014 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários
Itapiranga (SC) sofre com inundações
Itapiranga (SC) sofre com inundações
Foto: Prefeitura de Itapiranga / Divulgação

A cidade de Chapecó, localizada a cerca de 500 quilômetros de Florianópolis, registrou toda a chuva prevista para um mês no intervalo de 12 horas. Entre as 7h e as 19h de quinta-feira, choveu 107 milímetros no município. A média mensal, segundo o Centro de Recursos Ambientas do Estado de Santa Catarina (Ciram) é de 92 milímetros. O acumulado de toda a semana já chega aos 347 milímetros. 

A chuva na região oeste de Santa Catarina vem causando alagamentos e elevando o nível dos rios, o que deixa a Defesa Civil em alerta. O quadro é crítico em Itapiranga, que conta com 500 desabrigados, e em Joaçaba, onde o rio do Peixe chegou aos 10 metros e fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência.

Desde quarta-feira a chuva vem castigando a região e, na tarde desta sexta-feira, o cenário é ainda mais preocupante: a Defesa Civl emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas até o início da noite. “Em Itapiranga, o nível do rio está em cota de emergência com 13,80 metros, subindo lentamente e inundando áreas rurais e urbana do município. As inundações também estão afetando os municípios de Mondai e Palmitos”, afirmou a Defesa Civil em nota. 

Em Palmitos, a enxurrada arrastou o corpo de um homem até a rodovia SC-497. A Polícia Militar afirmou que o corpo estaria em avançado estado de decomposição e que o óbito não está relacionado à enchente.

Além do rio Uruguai, que já passou dos 15 metros, a situação ainda preocupa muito o Vale do Itajaí, principalmente a cidade de Rio do Sul, onde o nível já ultrapassa os seis metros. Em 2011, uma enchente praticamente destruiu a região central da cidade. Na tarde de hoje, equipes da Defesa Civil devem realizar uma reunião de emergência e intensificar o monitoramento na região.

De acordo com o Ciram, a chuva deve continuar até o sábado, com precipitações que podem chegar aos 180 milímetros em algumas localidades. Há risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade