Chuva forte que causa estragos em BH atinge o ES nesta 3ª
Uma chuva forte atingiu Belo Horizonte na noite desta segunda-feira, devido a uma frente fria que se desloca lentamente pela região, segundo a Climatempo. Durante a terça, a chuva deve atingir com força o Espírito Santo e o centro-leste de Minas, incluindo a capital Belo Horizonte.
Na noite de segunda, segundo o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, um temporal de pouco mais de 1 hora causou ventos fortes que provocaram 84 quedas de árvores apenas na área central da capital mineira.
Durante a noite, também houve registro de queda de energia elétrica em vários pontos da capital mineira e de desabamentos. Segundo a GloboNews, a parede de uma construção abandonada desabou sobre um carro em Belo Horizonte. A agência Climatempo registrou chuva de muita intensidade em locais isolados da capital, uma vez que em determinados pontos, como na Pampulha, foram registrados apenas 11 mm de chuva. O Corpo de Bombeiros também informou que não houve ocorrências relativas a deslizamentos de terra ou alagamentos, devido à pouca duração do primeiro temporal e do tempo seco em Belo Horizonte antes da chuva. Também não há registros de feridos.
No Rio de Janeiro, onde mais de 3 mil pessoas foram desalojadas devido às chuvas, choveu pouco durante a madrugada. A Defesa Civil Municipal do Rio não lançou alerta de temporais nem de deslizamentos. Às 3h, toda a área do município estava com possibilidade baixa de incidentes. A Defesa Civil Estadual colocou a situação como normal durante a madrugada desta terça.
Não deve chover no Rio nesta terça-feira. Segundo a Climatempo, o tempo deve ficar nublado com aberturas de sol à tarde. A chuva deve voltar nesta quarta-feira, a partir da tarde. No domingo, um deslizamento de terra em Soberbo, por consequência dos temporais ocorridos nos últimos dias, matou 3 pessoas da mesma família. Na segunda-feira, a Defesa Civil Estadual divulgou relatório que aponta pessoas desabrigadas e desalojadas em Tanguá e Belford Roxo.
Em Belford Roxo, que registrava "inundação gradual", mais de 3 mil pessoas estavam desalojadas e 20, desabrigadas. Em Tanguá, 196 pessoas estavam desalojadas e 60 desabrigadas.
Os temporais que atingem Minas Gerais desde outubro, quando ocorre o início do período chuvoso, deixaram 15 municípios em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil do Estado, além destes, outras 41 cidades relataram problemas devido às chuvas.
Números totais revelados nesta segunda indicam que são 3.718 desalojados e 1.085 desabrigados em todo o Estado. As chuvas também provocaram nove óbitos e deixaram 28 pessoas feridas. Ao total, foram 68.087 pessoas que, de alguma forma, sofreram algum dano com as chuvas.
A Defesa Civil estadual também registrou 2.600 casas danificadas e 163 destruídas. Além disso, 19 pontes sofreram danos e 16 cederam.
Redação Terra
Colaborou com esta notícia o internauta Marcos Borges Santana e Rafael Andrade, de Belo Horizonte (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.