Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva forte que causa estragos em BH atinge o ES nesta 3ª

17 nov 2009 - 01h14
(atualizado às 17h49)
Compartilhar

Uma chuva forte atingiu Belo Horizonte na noite desta segunda-feira, devido a uma frente fria que se desloca lentamente pela região, segundo a Climatempo. Durante a terça, a chuva deve atingir com força o Espírito Santo e o centro-leste de Minas, incluindo a capital Belo Horizonte.

Imagem registra a chegada da chuva no bairro Ermelinda, na região noroeste de Belo Horizonte
Imagem registra a chegada da chuva no bairro Ermelinda, na região noroeste de Belo Horizonte
Foto: Marcos Borges Santana / vc repórter

Na noite de segunda, segundo o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, um temporal de pouco mais de 1 hora causou ventos fortes que provocaram 84 quedas de árvores apenas na área central da capital mineira.

Durante a noite, também houve registro de queda de energia elétrica em vários pontos da capital mineira e de desabamentos. Segundo a GloboNews, a parede de uma construção abandonada desabou sobre um carro em Belo Horizonte. A agência Climatempo registrou chuva de muita intensidade em locais isolados da capital, uma vez que em determinados pontos, como na Pampulha, foram registrados apenas 11 mm de chuva. O Corpo de Bombeiros também informou que não houve ocorrências relativas a deslizamentos de terra ou alagamentos, devido à pouca duração do primeiro temporal e do tempo seco em Belo Horizonte antes da chuva. Também não há registros de feridos.

No Rio de Janeiro, onde mais de 3 mil pessoas foram desalojadas devido às chuvas, choveu pouco durante a madrugada. A Defesa Civil Municipal do Rio não lançou alerta de temporais nem de deslizamentos. Às 3h, toda a área do município estava com possibilidade baixa de incidentes. A Defesa Civil Estadual colocou a situação como normal durante a madrugada desta terça.

Não deve chover no Rio nesta terça-feira. Segundo a Climatempo, o tempo deve ficar nublado com aberturas de sol à tarde. A chuva deve voltar nesta quarta-feira, a partir da tarde. No domingo, um deslizamento de terra em Soberbo, por consequência dos temporais ocorridos nos últimos dias, matou 3 pessoas da mesma família. Na segunda-feira, a Defesa Civil Estadual divulgou relatório que aponta pessoas desabrigadas e desalojadas em Tanguá e Belford Roxo.

Em Belford Roxo, que registrava "inundação gradual", mais de 3 mil pessoas estavam desalojadas e 20, desabrigadas. Em Tanguá, 196 pessoas estavam desalojadas e 60 desabrigadas.

Os temporais que atingem Minas Gerais desde outubro, quando ocorre o início do período chuvoso, deixaram 15 municípios em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil do Estado, além destes, outras 41 cidades relataram problemas devido às chuvas.

Números totais revelados nesta segunda indicam que são 3.718 desalojados e 1.085 desabrigados em todo o Estado. As chuvas também provocaram nove óbitos e deixaram 28 pessoas feridas. Ao total, foram 68.087 pessoas que, de alguma forma, sofreram algum dano com as chuvas.

A Defesa Civil estadual também registrou 2.600 casas danificadas e 163 destruídas. Além disso, 19 pontes sofreram danos e 16 cederam.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Marcos Borges Santana e Rafael Andrade, de Belo Horizonte (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra