Carro de mão transporta alunos em ruas com barro no Rio
Mesmo dias depois de a chuva dar trégua, moradores do bairro Nossa Senhora do Rosário, em Austin, Nova Iguaçu (RJ), enfrentam problemas com as ruas cheias de lama. A dona de um jardim de infância, por exemplo, improvisou um carro de mão para evitar que os 59 alunos pisem no lamaçal. A medida evita a suspensão das aulas.
Mães de alunos e moradores reclamam da falta de saneamento no local. "A água barrenta não seca e a cada chuva piora. Já vimos ratazanas e até cobras", contou a dona do colégio, Terezinha Narciso de Oliveira, 41 anos.
O Jardim Escola Rosa de Sarom, na rua Aurora Monsanto, tem alunos entre 3 e 6 anos. As crianças cursam do maternal ao pré-escolar, e não conseguem caminhar pela rua, onde a lama impede a passagem até de veículos pequenos. "Forro o fundo de um carrinho de mão e levo as crianças com segurança até as mães, na esquina", explicou Terezinha.
A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que iniciou obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 139 ruas de seis bairros de Austin, mas que está em busca de mais recursos do governo federal para atender os moradores de Nossa Senhora do Rosário. As obras serão feitas numa nova etapa. Segundo a prefeitura, técnicos irão ao local para avaliar a situação.