Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após morte de empresário em Interlagos, pilotos amadores cobram segurança no Autódromo

Documento, que também cita o Kartódromo, é direcionado à Confederação Brasileira de Automobilismo e à Federação Internacional de Automobilismo; em nota, CBA lamentou a tragédia

12 jun 2025 - 13h03
(atualizado em 13/6/2025 às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O piloto amador e entusiasta do automobilismo Paul Robison, em nome de outros colegas de pista, enviou um pedido de reforço na segurança nas dependências do Kartódromo e Autódromo de Interlagos à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e à Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Na mensagem, ele lamenta a morte do amigo Adalberto Amarilio Júnior, de 35 anos.

"Venho por meio desta, em nome de diversos colegas de pista, familiares e apaixonados pelo esporte, expressar minha profunda indignação e preocupação com os recentes acontecimentos envolvendo meu amigo e companheiro de automobilismo, Adalberto Júnior, nas dependências do Kartódromo e Autódromo de Interlagos, em São Paulo", disse na mensagem.

Em nota, os membros da CBA lamentaram o ocorrido com Adalberto Amarílio Júnior. "É uma tristeza muito grande ver uma vida tão jovem se perder numa situação absurda. Em sentido amplo, todo esforço precisa ser feito para evitar tragédias em quaisquer níveis. Entretanto, não nos cabe um juízo de valor, de forma geral ou específica, visto que as investigações estão em curso por parte da autoridades constituídas", disse a entidade. Já a FIA, a entidade ainda não se manifestou.

Corpo do empresário Adalberto Amarilio dos Santos Junior foi encontrado em uma área em obras nas proximidades do Autódromo de Interlagos.
Corpo do empresário Adalberto Amarilio dos Santos Junior foi encontrado em uma área em obras nas proximidades do Autódromo de Interlagos.
Foto: Facebook/ Juni Or/ Reprodução / Estadão

Segundo Robison, o local necessita de uma estrutura mais adequada. "Há pouca ou nenhuma vigilância visível, a presença de câmeras é insuficiente, os acessos são vulneráveis, e há muita vegetação ao redor que favorece ações criminosas", reforçou ele.

"Diante disso, solicitamos com urgência que a CBA, como entidade máxima do automobilismo brasileiro, interceda junto aos órgãos competentes e gestores do espaço, exigindo melhorias reais e imediatas na segurança do Kartódromo e Autódromo de Interlagos", disse ele.

Entre as medidas necessárias, destacam-se:

  • Instalação e ampliação de câmeras de segurança em todas as áreas do Kartódromo e acesso ao Autódromo;
  • Presença constante de policiamento ou segurança privada treinada e equipada;
  • Melhoria na iluminação e limpeza dos arredores para eliminar áreas de risco;
  • Parceria com órgãos públicos e municipais para fiscalizações periódicas e manutenção preventiva da área.

"Esse é um clamor coletivo de pilotos, familiares, organizadores e cidadãos que amam e vivem o automobilismo. Também encaminhamos esta mensagem à FIA e demais entidades ligadas ao esporte para que a preocupação se torne visível a todos os níveis", disse Robison.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a administração do Autódromo de Interlagos reforça que exige para a realização dos eventos uma série de medidas de segurança aos organizadores, entre elas, a instalação de câmeras.

"Com o foco na segurança patrimonial do equipamento público, a Prefeitura assinou, em fevereiro deste ano, um contrato para a instalação de 50 câmeras no espaço interno do Autódromo, que conta com rondas de hora em hora em toda a área. Além disso, são feitas ações diárias de poda e corte de vegetação no local", disse.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM), conforme o município, realiza policiamento preventivo dentro e fora do Autódromo de Interlagos para garantir a segurança dos visitantes e prevenir crimes de oportunidade. "Esse patrulhamento foi reforçado na região. As imediações do equipamento têm mais de 60 câmeras do programa Smart Sampa e, em todo o território da Capela do Socorro, são 1.178 câmeras. Em 2023, toda via perimetral do Autódromo recebeu 200 novos pontos de iluminação", acrescenta a gestão Nunes.

Ainda de acordo com a prefeitura, as ruas do entorno, desde 2022, foram implantados 413 novos pontos de LED. "Equipes da Subprefeitura também intensificaram as ações de zeladoria e fiscalização na região. Toda a manutenção e segurança do Kartódromo são de responsabilidade da empresa que administra o espaço", finalizou a nota.

Relembre o caso

O corpo do empresário de 35 anos foi encontrado em um canteiro de obras do Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, no dia 3 de junho. A polícia apura se ele foi morto após se envolver em uma briga com seguranças do evento.

Ele estava desaparecido desde a noite do dia 31 de maio, quando participou do evento "Festival Interlagos 2025: Edição Moto" no Autódromo de Interlagos.

Santos tinha o hobby de viajar de moto e também exibia fotos pilotando kart, modalidade da qual dizia ser três vezes campeão paulista.

A Polícia Civil de São Paulo tenta descobrir o local em que o empresário foi abordado antes de ser morto, assim como trabalha para identificar os responsáveis pelo crime.

Na terça-feira, 10, uma equipe da investigação esteve no autódromo, acompanhada de responsáveis pela segurança, para traçar os possíveis caminhos percorridos pela vítima. A polícia fez um croquis do local para mapear o percurso.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade