Script = https://s1.trrsf.com/update-1749766507/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apenados no RS ajudam na construção de novo hospital com peças de concreto

Projeto de trabalho prisional fornece renda, qualificação e contribui com a infraestrutura da saúde

12 mai 2025 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários

A construção civil do hospital público de Santiago contará com materiais produzidos por internos do Presídio Estadual da cidade. São 14 apenados envolvidos na fabricação de blocos, meios-fios e postes de cimento, que serão utilizados na expansão da unidade hospitalar, prevista para adicionar 28 leitos via SUS, conforme detalhado pelo governo estadual.

Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação Polícia Penal / Porto Alegre 24 horas

Esses materiais são fabricados em instalações específicas dentro do presídio, criadas a partir de parcerias com empresas privadas. O projeto iniciou em 2023 e segue com jornada semanal de 40 horas para os detentos. Além da renda gerada, os participantes têm direito à diminuição da pena e à aprendizagem de um novo ofício, o que facilita a futura reinserção social.

O secretário Jorge Pozzobom destacou o impacto positivo da iniciativa, defendendo a ampliação das oportunidades de trabalho e educação no sistema penal. Segundo ele, esses pilares são fundamentais para garantir dignidade e reduzir a reincidência entre egressos do sistema prisional.

Experiências semelhantes ocorrem em outras penitenciárias da 2ª Delegacia Regional, como a unidade de Santa Maria, onde os presos operam fábricas de ração e mantêm hortas. O diretor do presídio de Santiago, Carlos Brandli, afirmou que novos projetos estão sendo planejados, com avaliação positiva tanto por parte dos apenados quanto da comunidade.

Com a informação Polícia Penal.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade