Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil se autodeclara livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos

Anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura nesta quarta-feira, 18

18 jun 2025 - 14h27
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Brasil declara-se livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos, recuperando o status sanitário e destacando a eficiência de seu sistema sanitário.
Brasil se autodeclarou livre da gripe aviária nesta quarta-feira, 18
Brasil se autodeclarou livre da gripe aviária nesta quarta-feira, 18
Foto: Divulgação/Agência Senado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta quarta-feira 18, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) que se autodeclara livre da gripe aviária – doença cujo nome oficial é influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – após 28 dias sem novos casos da doença.

O anúncio foi feito após a realização de um período de vazio sanitário. Essa medida é tomada quando se proíbe o cultivo de determinadas culturas, ou a criação de algum tipo de animal, em áreas específicas, com o objetivo de reduzir a incidência de doenças ou pragas.

O vazio sanitário teve início em 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi registrado, no dia 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em uma granja comercial no país.

O fim do prazo sem novas ocorrências mostra que o Brasil finalizou todas as ações sanitárias exigidas, e recupera novamente o status de livre da doença.

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em comunicado oficial do governo.

"Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro", completou o ministro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade