Artista deportado da Espanha faz greve de fome diante de consulado
- Lucas Esteves
- Direto de Salvador
O artista plástico baiano Menelaw Sete, que na semana passada foi barrado e deportado de volta ao Brasil ao tentar fazer uma conexão no aeroporto internacional de Madrid, decidiu entrar em greve de fome na manhã desta terça-feira em frente ao Consulado da Espanha em Salvador. Ele pretendia obter desculpas do cônsul Jacobo González-Arnao Campos, mas, dianteda negativa, disse que dormirá no lugar se for preciso até conseguir o que deseja.
Sete está no local desde as 8h acompanhado de uma grande tela que pintou em contestação à política de imigração espanhola e uma bandeira do Brasil. Ele diz que só desistirá de seu protesto quando o cônsul convocar a imprensa para, em nome do país que representa, pedir desculpas pelo constrangimento que os funcionários da imigração espanhola o fizeram sofrer ao lado de vários outros latino-americanos na última quinta-feira.
O artista e o cônsul tiveram uma conversa a sós por volta das 9h no local e, após cerca de uma hora, o espanhol prometeu entrar em contato com a Embaixada da Espanha, em Brasília. Entretanto, Campos não obteve autorização para tal e disse que não poderia se pronunciar. Revoltado, o artista começou a greve e disse que atualmente as instituições sofrem uma "ditadura da comunicação".
"Ninguém pode falar nada. Ninguém pode fazer nada. As pessoas não têm mais direitos, só têm deveres. A consciência das pessoas não conta mais", reclamou. Ele diz que ficará no local e que pretende que sua greve de fome exponha o consulado de tal maneira que a Embaixada seja forçada a rever sua posição e se desculpar.
Sete conta que, até o momento, apenas quem passa na rua em frente ao consulado tem prestado apoio com palavras amigas e que nenhum artista baiano apareceu no local. Ele, porém, rejeita convocar a classe e diz que pretende fazer a greve solitariamente, ainda que algum colega seja bem-vindo se aparecer espontaneamente.
"A arte continua comigo e ela vai seguir em frente. Eu não quero envolver ninguém nisso. Só fui eu quem passou por este constrangimento, fui eu quem ficou 30 horas preso no aeroporto, então sou eu quem vai ficar em greve de fome. As sociedades baiana e brasileira merecem esta satisfação", defende. Com um computador, ele mantém contato com o público via Facebook, onde posta fotos e comentários sobre a greve de fome.
Menelaw Sete foi barrado no aeroporto de Madrid, em Barajas, na última quinta-feira. Ele seguiria para a Itália e a estadia na Espanha duraria apenas algumas horas devido a uma conexão de voo. Porém, a imigração não permitiu que ele passasse pelo local mesmo mostrando fundos financeiros e uma carta-convite de um europeu. Após a negativa, a polícia o colocou, junto com outros vários passageiros recém-chegados, em um alojamento preparando-os para a deportação. Lá, o artista afirma ter sofrido todo tipo de constrangimento, além de ficar mal alimentado, instalado e sem direito a argumentar.