PUBLICIDADE

AGU quer suspender decreto que limita acesso de imigrantes venezuelanos a serviços públicos em Roraima

3 ago 2018 - 20h34
Compartilhar
Exibir comentários

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de suspensão de um decreto do governo de Roraima que limita o acesso de imigrantes venezuelanos a serviços públicos no Estado.

Venezuelanos chegam a Roraima
 16/11/2017   REUTERS/Nacho Doce
Venezuelanos chegam a Roraima 16/11/2017 REUTERS/Nacho Doce
Foto: Reuters

Para a AGU, a medida prejudica os venezuelanos que vieram para o Brasil e configura ato atentatório à Justiça, pois interfere em competência federal questionada pelo próprio governo estadual na Corte Suprema.

A petição assinada pela advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, cita que o governo de Roraima editou a norma em consequência do fluxo migratório dos cidadãos venezuelanos. O Estado já tinha pedido ao STF que a União tomasse medidas para solucionar a crise migratória e chegou a pedir o fechamento da fronteira entre os dois países.

A AGU contesta o fato de o decreto criar eventuais "obstáculos - se não impedimentos - ao acesso a serviços públicos por imigrantes", o que não é compatível com diversos dispositivos constitucionais que indicam que o Brasil deve se pautar em princípios humanitários como a dignidade da pessoa humana e promover o bem de todos, além de vedarem qualquer discriminação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade