PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Aprovada a criação de Unidade de Saúde da Obesidade em Porto Alegre

Proposta tem como objetivo central garantir o tratamento adequado para pacientes obesos, além de priorizar a prevenção de doenças correlacionadas, como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e doença cardíaca coronariana.

13 abr 2024 - 22h48
(atualizado às 22h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Aprovado nesta semana pela Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que estabelece a criação da Unidade de Saúde Municipal da Obesidade representa um avanço significativo na abordagem dessa questão de saúde pública.

De autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade), a proposta tem como objetivo central garantir o tratamento adequado para pacientes obesos, além de priorizar a prevenção de doenças correlacionadas, como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e doença cardíaca coronariana. Também visa oferecer apoio aos anoréticos e suas famílias, através de diagnóstico e tratamento multidisciplinar, e fornecer orientações abrangentes sobre mudanças nos hábitos alimentares como parte do tratamento da obesidade.

Adicionalmente, a unidade terá a responsabilidade de encaminhar pacientes com indicação cirúrgica para um cirurgião especializado. O vereador Cláudio Janta destacou a relevância do projeto, ressaltando que a obesidade é considerada uma pandemia devido ao aumento significativo de sua prevalência ao longo dos anos, com dados alarmantes sobre mortalidade relacionada ao sobrepeso e à obesidade.

O projeto agora aguarda a sanção do prefeito Sebastião Melo para entrar em vigor e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Porto Alegre.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade