Após polêmica na Fórmula E, Da Costa tem futuro definido
Antônio Felix da Costa passou por alguns meses turbulentos de negociação visando sua saída da Porsche na Fórmula E. Tendo uma relação complicada com a equipe e com seu companheiro, Pascal Wehrlein, o português deixou clara sua vontade de deixar o time. No entanto, precisou renegociar a cláusula em seu contrato que garantia mais uma temporada.
Após a finalização de contrato polêmica, o futuro do piloto na categoria ficou incerto. Da Costa, que nunca escondeu sua vontade de voltar ao endurance, precisava encontrar uma equipe que permitisse o programa duplo com o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), algo que não acontecia com a Porsche.
"Há duas maneiras de trabalhar. Uma delas é antinatural para mim, que é arrumar as coisas, sair de casa, fazer o trabalho e voltar. Não me divertir, não aproveitar o que estou fazendo. Literalmente só trabalhar. Acho que isso seria realmente jogar no lixo essa linda coisa que chamamos de trabalho, o automobilismo. Não é meu jeito preferido de fazer as coisas", disse Da Costa durante o E-Prix de Londres 2024/25.
Uma nova casa na Jaguar
A saída de Da Costa da Porsche foi acompanhada por inúmeros rumores de interesse de outras equipes no piloto, principalmente a Jaguar TCS Racing. A confirmação veio às 13h09 de quarta-feira (22), referência à nova dupla: enquanto o português corre pelo monoposto #13, Mitch Evans representa o #9.
Com o anúncio, a nova dupla da Jaguar se torna a formação mais vencedora e mais competitiva do grid com 26 vitórias, sendo 14 para Evans e 12 para Da Costa. Os dois também somam 60 pódios e 18 pole positions na Fórmula E.
"Entrar para a Jaguar TCS Racing, uma equipe com uma rica tradição no automobilismo, é uma honra incrível", disse Da Costa. "A resiliência da equipe e sua busca por desempenho e inovação é algo que sempre admirei, e estou ansioso para assumir o volante do impressionante Jaguar I-TYPE 7. Estou entusiasmado com este novo capítulo - aprender, ultrapassar os limites e contribuir para o progresso da equipe na 12ª temporada e nas seguintes".
Mitch Evans também se pronunciou sobre o novo companheiro de equipe: "Dar as boas-vindas a António na equipe é como o início de uma nova e empolgante era, com energia renovada e uma ambição compartilhada para o futuro. Na Jaguar TCS Racing, construímos uma equipe especial ao longo dos últimos anos e, com o António aqui, estou ansioso para impulsionar uns aos outros, aprender uns com os outros e, juntos, levar a equipe a patamares ainda maiores", declarou.
A realização de um sonho: o WEC
Após muito tempo sonhando, Antônio Felix da Costa retorna ao Campeonato Mundial de Endurance em 2026. O anúncio veio da Alpine, que confirmou o português como parte da esquadra dos Hypercarros. Em 2022, o piloto foi titular no campeonato e garantiu a dobradinha do título de Le Mans com a Jota na classe LMP2.
"Estou muito feliz por me juntar à Alpine Endurance Team", contou o piloto. "Retornar ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA era um dos meus principais objetivos, e estou extremamente satisfeito por fazê-lo com um fabricante que vem se redefinindo de forma ousada e ambiciosa, e que agora compete na vanguarda das corridas de endurance".
"Trabalhei muito para me desenvolver como um piloto completo nessa disciplina e, depois de conquistar o título da LMP2, meu objetivo agora é contribuir para o sucesso da Alpine no auge. Estou ansioso para trabalhar com a equipe, meus companheiros de equipe e todos os engenheiros e mecânicos", concluiu Da Costa.
Philippe Sinault, chefe de equipe da Alpine, se pronunciou sobre o anúncio e deu as boas-vindas ao piloto em nome do time: "Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a António. Nós nos conhecemos há muito tempo e nossos caminhos se cruzaram com frequência, especialmente na F3 e nas corridas de endurance. Sempre houve respeito mútuo entre nós, bem como o desejo de trabalharmos juntos um dia. É realmente gratificante ver esse desejo se tornar realidade hoje", disse.
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