Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aplicativo do Clínicas evita deslocamentos de pacientes com problemas pulmonares

Projeto piloto realiza consultas on-line com candidatos a transplante

1 out 2025 - 18h29
Compartilhar
Exibir comentários

De um lado da tela, Daniele, Cleuciney e Mariêta. Do outro, médicos do Serviço de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Três consultas foram realizadas em setembro com pacientes de fora do Rio Grande do Sul, candidatos a um transplante de pulmão, foram feitas on-line, por meio do aplicativo Meu Clínicas. O projeto piloto foi proposto pelo HCPA para a Secretaria da Saúde do estado , com o objetivo de evitar gastos com o deslocamento e riscos à saúde dos pacientes nessa etapa inicial. É a primeira vez que o aplicativo, desenvolvido pelo HCPA, é usado para avaliar a necessidade e a viabilidade de realização do transplante.

Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação / HCPA / Porto Alegre 24 horas

Somadas, as distâncias entre as cidades que os pacientes vivem - os dois primeiros em Manaus (AM) e a última em Timbó do Sul (SC) - chegam a quase 19 mil quilômetros, ida e volta. Os longos percursos às vezes impedem alguns pacientes de comparecerem às consultas. Outros, com a saúde fragilizada, são representados pelos familiares, para evitar o agravamento do quadro por causa dos deslocamentos. Segundo a assessora adjunta da Diretoria Administrativa do HCPA, Caroline Zianni Dalla Pozza, o Meu Clínicas reduz essas dificuldades e aumenta a segurança do paciente. "Já temos a ferramenta e a expertise para esse tipo de atendimento", afirma. "A consulta on-line diminui as barreiras geográficas e financeiras, e promove a eficiência do Sistema Único de Saúde. É uma inovação que queremos proporcionar aos usuários" completa, citando ainda o benefício ambiental com a redução de viagens.

A aposentada Daniele dos Santos, de 46 anos, foi uma das atendidas. A consulta serviu para que os médicos conhecessem o quadro de saúde e solicitassem exames. "É bem melhor do que ter que ir a Porto Alegre. Estava preocupada com essa logística", conta ela. Já o autônomo Cleuciney Souza da Costa, também de Manaus, também ficou satisfeito. "A consulta tirou todas as minhas dúvidas", disse ele, que possui fibrose pulmonar. Ao fim da consulta, o pneumologista Fábio Svartman já solicitou os exames, que ficaram marcados para novembro.

Cem transplantes - entre janeiro e agosto de 2025 foram feitos oito transplantes de pulmão no HCPA. A cirurgia complexa é realizada em apenas sete hospitais do país. Desde que se iniciaram os procedimentos, em 2009, já foram realizados 97 procedimentos semelhantes.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade